Há algo errado com a Seleção do Tite

O Brasil venceu a Bolívia por 4 a 0. A seleção se despediu das Eliminatórias com outra atuação convincente. Mais ainda: chegou a inacreditáveis 45 pontos. É o recorde da competição. De fato, não houve sofrimento, raiva, agonia. A classificação para a Copa do Catar foi tranquila. Justamente por isso é hora de acender um sinal de alerta. Há algo errado com a Seleção do Tite...

O torcedor raiz - que vai ao estádio moldar o caráter comendo amendoim velho - sabe que todas as vezes em que o Brasil foi campeão do mundo a Seleção estava desacreditada. O torcedor brasleiro se mostrava desenganado, apático, sem vontade de assistir ao torneio. Então na primeira partida o time atuava bem e pronto! Começava mais uma campanha vitoriosa.

Porém, a seleção treinada pelo Tite inspira confiança e profissionalismo. Tanto que mesmo na altitude dominou completamente a Bolívia. O primeiro gol veio aos 23 minutos. Bruno Guimarães, o destaque da partida, avançou em velocidade pelo meio de campo e fez um passe primoroso para Lucas Paquetá. O atacante ficou na cara do gol e tocou para as redes na saída do goleiro.

No final do primeiro tempo, a Seleção fez mais um. Aos 44 minutos, Antony fez boa jogada pela direita e cruzou. A bola bateu no zagueiro boliviano e acabou sobrando para Richarlison. Ele só teve o trabalho de tocar a bola para o fundo da rede. A torcida da Bolívia logo percebeu que mesmo o que está ruim ainda pode piorar.

Na segunda etapa, o Brasil seguiu melhor no jogo. A Bolívia é como o seu saldo no banco. A única coisa a fazer é chorar e esperar o final do ano. Tanto que aos 20 minutos, Martinelli desarmou o jogador brasileiro com falta. Mas a bola sobrou para Lucas Paquetá. Ele levantou na medida a bola na área. Bruno Guimarães completamente livre emendou de primeira. Um golaço.

Para o desespero da Bolívia, ainda tinha espaço pra mais. Aos 47 minutos, a bola foi cruzada rasteira da direita. Aparentemente, a zaga boliviana já tinha deixado o campo, só estava pensando em tomar um chá de coca e comprar o pay-per-view da Copa do Catar. Ninguém se mexeu. Todo mundo alegou impedimento. Então, Richarlison surgiu livre e só teve o trabalho de empurrar para o gol. 4 a 0.

Agora é esperar pela sexta-feira. No dia primeiro de abril, olha a ironia, vai ser feito o sorteio dos grupos da Copa. O evento será realizado às 13h (horário de Brasília). Dependendo de quem forem os primeiros três adversários da equipe de Tite na Copa do Mundo de 2022, o Brasil pode começar a se Catar...

Jarbas Schier