É hora de celebrar a derrota

O Grêmio perdeu e comemorou. Por mais estranha que seja a frase, ela é verdadeira. O Inter venceu o Gre-Nal 437 por 1 a 0. Mas não foi suficiente. O time treinado por Roger Machado está na final do Gauchão 2022. A vantagem no placar agregado garantiu a classificação do Tricolor.

Agora, resta ao Inter fazer fiasco no Brasileirão e na Copa Sul-Americana. Mais um ano sem título. Já o Grêmio vai enfrentar o Ypiranga que despachou o Brasil de Pelotas por 3 a 1. Não será uma final fácil ou tranquila. A equipe de Erechim mostrou muito futebol e chegou a decisão com méritos.

Mas e o Gre-nal. Antes de mais nada a vitória do Inter foi justa? Honestamente, não. Era um daqueles jogos com cara de empate. A vitória veio em um lance isolado. De qualquer forma, o jogo começou movimentado. O Inter estava em desvantagem e partiu para cima.

O goleiro Brenno fez boas defesas na primeira etapa. O problema é que o Inter toca a bola, distribui o jogo, mas simplesmente não sabe o que fazer no campo ofensivo. Mesmo com Thiago Santos em campo, o Grêmio correu poucos riscos. A partida foi para intervalo naquele 0 a 0 típico de um clássico. E isso deixou a equipe treinada por Roger Machado tranquila e confiante para o segundo tempo.

Tudo corria conforme os planos. O jogo se arrastava para o apito final. Só que, aos 19 minutos, Thiago Santos fez uma falta longe da área. Taison resolveu bater direto. Foi uma paulada, foi um chute milimétrico, de uma precisão brutal. A bola entrou no ângulo e Brenno nada pôde fazer. Agora, cabe uma ressalva: Taison vai passar os próximos 10 anos tentando repetir um chute desses. Minto. Os próximos 30 anos. Minto. Daqui a 7 bilhões de anos, quando o sol se extinguir o Taison vai finalmente acertar outro chute igual a esse.

O Grêmio se descontrolou. Roger percebeu a situação e tirou - ora vejam só que surpresa - Thiago Santos. Em seu lugar entrou Gabriel Silva. O técnico gremista também trocou Rodrigues e colocou um improvisado Matheus Sarará na lateral-direita. Mesmo com essa situação precária o Inter não produziu mais nada digno de nota.

No fim do jogo, teve muita confusão. A torcida colorada arremessou rojões na direção da torcida do Grêmio. Com certeza o Grêmio será punido por não ter feito seguro de vida para todos os seus torcedores. No gramado, houve uma briga entre os jogadores do Grêmio e um funcionário (?) da Arena. E, nos acréscimos, Ferreira resolveu vibrar com a torcida. O zagueiro Bruno Méndez não aceitou e deu uma trombada. Resultado? Ambos foram expulsos. Por quê? É justo comemorar a vitória, mas é crime celebrar a derrota?

Agora, o Grêmio vai em busca do pentacampeonato estadual. A decisão será em dois jogos. A Federação Gaúcha de Futebol ainda deve confirmar as datas e horários. A primeira partida é no Colosso da Lagoa, e a segunda, na Arena.

Jarbas Schier