Se o campo fala, o técnico gremista tem problemas de audição

O Grêmio venceu o Ypiranga por 2 a 0. Faltou apenas um gol para assumir a liderança. Com o resultado, a equipe de Erechim ficou em primeiro lugar pelo saldo de gols. Com a segunda posição, o tricolor ganhou o direito de decidir em casa. E vai ter Gre-nal de novo. Mas a grande notícia é que Roger Machado pode estar curado da surdez.

A verdade é que o técnico Roger Machado é uma espécie de discípulo de Tite. Inclusive, o treinador da seleção brasileira passa sempre o mesmo ensinamento. Ele gosta de dizer: "o campo fala". Ou seja, nas partidas fica claro quem deve estar em campo. Bem, há um bom tempo o gramado da Arena está gritando: "Thiago Santos, não!". E nada do Roger ouvir.

Mas contra o Erechim, ele fez as alterações certas. Thiago Santos saiu para a entrada de Bitello. Gabriel Silva tomou o lugar de Rildo. Funcionou. Aliás, a escalação foi tão moderna que o Grêmio jogou sem laterais. Até porque Rodrigues (improvisado na direita) e Diogo Barbosa é dose pra mamute.

Porém, não dá para negar que o Grêmio jogou melhor do que Gre-nal. Embora isso não signifique muito. Apesar de que nos primeiros 20 minutos houve um equilíbrio. Ambas as equipes se esmeraram na arte de errar passes. Foi um jogo truncado e sem brilho.

Tudo mudou aos 26 minutos. Campaz (que teve uma boa atuação) fez a cobrança de um escanteio pelo lado direito. E meteu direto. Isso mesmo! Foi gol olímpico. A partir daí o Ypiranga desandou. Não conseguiu mais jogar. Basicamente se limitou a torcer para o jogo terminar logo.

Na segunda etapa, o Grêmio foi para cima. Aos 18 minutos, marcou o segundo gol. O tricolor fez boa jogada, com uma rápida troca de passes e a bola chegou em Bitello. O volante avançou pela intermediária e bateu de fora da área. A bola foi no canto direito do goleiro Edson. 2 a 0 no placar.

Nem é preciso dizer que o Grêmio se animou. O Ypiranga recuou e rezou para os deuses da retranca. Aos 33 minutos, Jefferson foi expulso e deixou a equipe de Erechim com um a menos. Era uma oportunidade de ouro para o tricolor. O problema é que faltou Diego Souza e faltou futebol.

Agora, tudo é Gre-nal. Já o Ypiranga de Erechim vai enfrentar o Brasil de Pelotas. O Xavante venceu o Juventude por 1 a 0 e se classificou em quarto lugar. O quê? Quem vence o clássico? Fala mais alto que a gente também tem problemas de audição. Mas se o Roger curou a surdez e passou a escutar o campo, o Grêmio tem chance.

Jarbas Schier