Roger estreia prejudicando o nosso trabalho
Parece difícil de acreditar, mas a ZeroZen leva a sério o seu trabalho. Há mais de 20 anos essa seção está sempre pronta a apontar os defeitos, a criticar os erros, a contestar escolhas no mundo do futebol. Só não vamos nos preocupar em trazer soluções. Por que aí já é pedir demais. Porém, como vamos fazer uma corneta se o Grêmio goleia o São Luiz por a 4 a 0 e ainda joga bem?
Sério, a estreia do técnico Roger foi animadora (olha isso! a gente é obrigado a colocar elogios! assim não dá para chamar essa seção de corneta). O Grêmio foi combativo, foi rápido, teve jogadas ensaiadas bem executadas e simplesmente não tomou conhecimento do São Luiz.
O Grêmio começou o jogo voando. Aparentemente, houve uma farta distribuição de energético no vestiário. Tanto que o primeiro gol saiu aos 10 minutos. Janderson roubou bola na intermediária e fez um lançamento primoroso para Diego Souza. Na saída do goleiro, o centroavante fez uma cavadinha magistral e marcou um golaço.
O tricolor mostrou que já está adaptado ao estilo do novo treinador. É um time ofensivo que ataca sem parar. O segundo gol era só questão de tempo. Aos 35 minutos, Rildo roubou a bola, avançou pela esquerda e passou no meio de dois adversários! Depois, chutou no canto direito. Outro golaço. Em tempo, o gol foi muito parecido com o que o Mbappé fez na Champions League. De fato, mostraram o gol para o atacante francês ele ficou Rildo por horas...
Na segunda etapa, o Grêmio não recuou. Não encheu o meio-campo com volantes. Os comandados de Roger Machado seguiram no ataque. Aos 17 minutos, Orejuela roubou a bola. Em uma rápida transição, Bitello foi um ótimo lançamento para Nicolas. Ele apareceu de surpresa no lado direito do campo completamente livre. O lateral só teve o trabalho de tocar com a canhota na saída do goleiro.
E ainda teve espaço para mais um gol aos 32 minutos. Elias, que entrou no segundo tempo, fez um belo lançamento e deixou Janderson na cara do gol. O atacante invadiu a área e foi atropelado por Willian Goiano. Pênalti claro. O jogador foi expulso corretamente pelo árbitro. Só que depois de uma conversa com o quarto assistente, o juiz mudou de ideia!! O atleta do São Luiz recebeu somente o amarelo. O critério usado pela arbitragem foi pena, dó, piedade.
Quem não teve nenhum desses sentimentos foi Janderson. Ele bateu firme no canto esquerdo. Placar final 4 a 0. Agora, o Grêmio tem 17 pontos e voltou a liderar o Gauchão. Só que a próxima partida é justamente o clássico Gre-Nal. Nas palavras de um filósofo da pós-modernidade: "haja coração".