A Nostalgia do Momento Errado

Atenção para a frase histórica. O Grêmio perdeu de 3 a 1 para o União Frederiquense. Pior ainda: foi uma derrota totalmente merecida. O culpado foi o Vagner Mancini. Não. Ele deixou o clube invicto. Sem uma única derrota. O culpado foi o Roger? Não. Ele sequer estreou. O culpado foi a torcida gremista e a sua nostalgia do momento errado.

É lógico que a torcida gremista está chateada, taciturna e cogitabunda com o terceiro rebaixamento. Ficar novamente um ano inteiro na Série B é um tormento. Nessas horas, nada mais natural do que se apegar ao passado. O problema é que os torcedores estão nostálgicos de um futebol vistoso e envolvente como na conquista da Libertadores em 2017. Isso não vai rolar. Não com esse time. Não na segunda divisão. A ideia é vencer a qualquer custo, com gol de canela nos acréscimos. O Grêmio não precisa jogar bonito, precisa vencer.

Então, a torcida vaiou um técnico que estava invicto. A troca foi feita e o interino César Lopes resolveu acreditar que o União Frederiquense é um time fraco, quase amador. Montou uma escalação bisonha. Foi derrotado com justiça. E soou um forte sinal de alerta. Por que se jogar desse jeito, leva um sacode da Tombense...

O União Frederiquense abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo. Na cobrança de escanteio, a bola foi alçada na segunda trave. A zaga do Grêmio falhou e Cleiton cabeceou para o meio da área. A zaga falhou de novo e Jander, oportunista, tocou de cabeça para o fundo da rede. 1 a 0.

A reação do Grêmio foi imediata. Aos 25 minutos, Rildo recebeu na área e teve a sensibilidade de cair na área, no contato com Talis. Pênalti. Elias bateu e acertou. É o quarto gol do atacante no estadual. É o artilheiro isolado da competição. Mas, honestamente, o empate em 1 a 1 não era justo. O União Frederiquense jogava muito melhor.

Na segunda etapa, bastou um minuto para ver que essa não seria uma noite gremista. Depois de uma jogada em velocidade, Marquinhos bateu cruzado. Eliomar foi oportunista e desviou a bola. Gabriel Grando nada pode fazer. O Grêmio reagiu? Não, muito pelo contrário. Foi só uma correria inconsequente, sem criação de jogadas. Em resumo: um verdadeiro desastre.

Mas o União Frederiquense seguiu pressionando. Aos 27 minutos, Joãozinho avançou pelo lado direito e fez um belo cruzamento. A bola novamente passou por toda a zaga e Laion subiu sozinho e completou para o fundo das redes. Aliás, a defesa gremista parece aquela cadeira de Sociologia que a gente fez na faculdade. Ou seja, todo mundo passa sem precisar fazer esforço...

Com a derrota, o Grêmio estacionou nos 14 pontos. Qual o problema? O tricolor pode perder a liderança para o Ypiranga. Até porque o Inter - que parece preocupado demais com a série B - não conseguiu vencer um time da Série C, no caso o Brasil de Pelotas. Agora, o Grêmio enfrenta o São Luiz, no sábado. A partida será realizada no sábado, às 16h30min, na Arena.

Jarbas Schier