Grêmio treina forte para a Série B

Foi um jogo tosco. Mas também foi um bom treino para a Série B. O Grêmio não jogou bem, mas venceu o Guarany de Bagé, por 2 a 0. Com o resultado, a equipe treinada por Vagner Mancini assumiu a liderança do Gauchão para a surpresa de zero pessoas.

O jogo começou bem para o Grêmio. Aos três minutos, Thiago Santos foi fazer um daqueles lançamentos do meio de campo para a corrida de Janderson. Como era de se esperar, o volante gremista errou. Ele não tem talento para esse tipo de coisa. Para fazer falta e pênaltis desnecessários, ele é imbatível. Só que o zagueiro Vavá deu uma grande ajuda.

O zagueiro do Guarany de Bagé cabeceou em direção ao gol. A bola enganou o goleiro Otávio. Só que Janderson continuou correndo, passou por toda a defesa na velocidade e quase sem ângulo tocou para o fundo da rede. A bola ainda resvalou na trave antes de entrar.

A partir daí, o esquema tático proposto pelo Guarany de Bagé, foi dizimado. O time treinado por Cristian de Souza colocou cinco homens na defesa. Ou seja, a retranca não aguentou nem cinco minutos. O Grêmio seguiu pressionando e perdendo gols. O Guarany ignorou o fato de estar perdendo e continuou socado na defesa, sem muitas ambições, só querendo perder de pouco.

Detalhe importante: Campaz se lesionou. Sentiu dores no joelho depois de uma dividida. Quem entrou no seu lugar foi o camisa 8 Benítez. Jogou bem. É inteligente, mas lento. Isso pode ser um problema mais para frente. Aliás, falando em substituições, somente na segunda etapa Vagner Mancini viu o óbvio. O meio campo com os volantes Thiago Santos e Lucas Silva não funcionou. Eles deixaram o campo para as entradas de Fernando Henrique e Villasanti.

O Grêmio melhorou. Aos 14 minutos, em sua primeira jogada, Fernando Henrique viu Diego Souza entrando livre pelo meio da zaga. A bola chegou na medida para o centro-avante. Ele dominou com categoria e colocou no canto direito, sem chances para o goleiro Otávio.

Depois o tricolor seguiu desperdiçando gols. Não foi um bom jogo, mas foi um bom treino para a Série B. Agora, o Grêmio enfrenta - fora de casa - Aimoré, na quarta-feira, às 20h30min. É hora de continuar mantendo a invencibilidade ao contrário de outros times por aí. Não sabe de quem estamos falando? Ora, pergunta lá no posto Ypiranga de Erechim...

Jarbas Schier