Futebol de guri, resultado de gente grande

O desespero por futebol é tanto que ver o time de transição do Grêmio enfrentar o Caxias acaba virando um bom programa. O tricolor venceu por 2 a 1. Começou bem o Gauchão. Os guris do Grêmio talvez não saibam exatamente o que fazer com a bola. Mas sabem correr. Já é algo a mais do que no ano passado.

A partida serviu para testar os garotos. Dá para elogiar o Vagner Mancini? Não. Por um motivo muito simples. Quem comandou a gurizada foi Cesar Lopes. E Mancini viu algumas das promessas da base como Rildo, Pedro Lucas e Elias se destacarem.

No começo o Caxias parecia mais organizado em campo, muito por conta do técnico Rogerio Zimmernann que, durante muitos anos, comandou a equipe do Brasil de Pelotas. Só que a equipe da Serra não conseguia finalizar com perigo. O jogo seguia truncado até os 32 minutos.

Rildo fez uma ótima jogada pela esquerda. Driblou dois marcadores do Caxias, invadiu a área e cruzou rasteiro para Elias. O centroavante estava no lugar certo na hora certa. Não desperdiçou. Bateu de primeira sem chances para Marcelo Pitol. Grêmio 1 X 0 Caxias.

Na segunda etapa, com a vantagem no placar, o Grêmio se encontrou em campo. O time conseguia trocar passes e avançar em velocidade. Aos 9 minutos, em uma jogada pela direita, a bola foi para Elias. Ele avançou para dentro da área e foi dar um corte no zagueiro. Só que o jogador do Caxias deu uma verdadeira rasteira no atacante gremista. Pênalti claro e indiscutível. Elias chamou a responsabilidade e cobrou bem. Só pelo fato de saber como se faz gol em penalidade máxima já justifica a sua promoção para o time principal.

Com o 2 a 0 no placar, o Grêmio recuou. Até demais. Simplesmente não quis mais saber do jogo. O Caxias cresceu. Chegou a ter quatro escanteios em sequência. Aliás, aos 29 minutos, a equipe grená descontou justamente em um escanteio. Só que foi em um erro bizarro. A bola foi lançada na área, o goleiro Felipe Scheibig saiu e socou a bola nas costas do zagueiro Heitor.

Sim. O típico gol de série B. O Caxias foi pra cima, mas o Grêmio segurou o resultado. Agora, o tricolor tem outro jogo difícil; Vai enfrentar o Brasil de Pelotas no sábado. A partida, válida pela 2ª rodada do Gauchão, será no estádio Bento Freitas, às 16h30min.

Jarbas Schier