É hora da torcida do Grêmio comemorar
O Grêmio venceu o São Paulo por 3 a 0 na Arena e, contra todos os prognósticos, contra a lógica, contra o bom senso, segue vivo no Brasileirão. Por isso, é hora da torcida gremista comemorar. De tomar cerveja em balde com um preço estratosférico em seu lupanar preferido. De sair às ruas fazendo carreata e acordando toda a vizinhança. Afinal de contas, é preciso aproveitar bem os últimos momentos na série A.
Verdade seja dita, a equipe treinada por Vagner Mancini jogou bem. Se tivesse metade desse empenho, trucidava o Bahia na partida anterior. Mas o Grêmio também contou com uma ajuda inesperada do Rogério Ceni que montou uma equipe maluca, com inúmeros erros de escalação. Será que ele também quer uma estátua na Arena?
O Grêmio jogou melhor desde o começo. Teve dedicação e organização tática. Aos 22 minutos, veio a confirmação da superioridade. Ferreirinha (de novo um dos destaques do time) fez bom passe para Diogo Barbosa. O lateral fez um belo cruzamento. Thiago Santos testou para baixo sem chances para Thiago Volpi. O volante fez uma de suas melhores partidas na Arena.
Na volta do intervalo, o tricolor gaúcho voltou disposto a ampliar a vantagem. Depois de perder vários gols, aos 23 minutos, foi feita a justiça. Diogo Barbosa pegou a bola no meio do campo e foi avançando. Ninguém deu muita bola. Mas o lateral driblou um marcador e, de perna direita, chutou no ângulo. Um golaço. 2 a 0 merecido, tamanha a superioridade gremista.
Só que o melhor ficou para o final. Aos 48 minutos do segundo tempo, o Grêmio cortou o ataque do São Paulo. A bola foi parar no Borja. O centroavante fez a parede e ajeitou a bola para Jonatha Robert no meio do campo. Então, o atacante resolveu fazer "o gol que o Pelé não fez". E deu certo. Volpi estava adiantado a bola subiu, quicou rente à linha e entrou. Golaço. 3 a 0 do alívio. Um momento de qualidade, de respiro em um ano repleto de más atuações.
Agora, o Grêmio tem 39 pontos e precisa secar Cuiabá, Juventude e Athletico-PR. Pior ainda: precisa vencer o Corinthians fora de casa. E isso que o timão quer vingança pelo rebaixamento de 2007. O mais incrível é que, na época, o tricolor fez uma força incrível para favorecer o time paulista. O segundo tempo foi praticamente um amistoso. Porém, se a torcida corinthiana quer vingança por conta da venda do Luan... Aí realmente fica difícil discordar.
P.S. - O Atlético-MG venceu o Bahia por 3 a 2 e conquistou o campeonato brasileiro. Agora, o estado de Minas Gerais tem 15 títulos nacionais. Do total, 13 são do Cruzeiro. E isso dá a exata dimensão do Galo...