O Chocolate dos Aflitos

O Grêmio perdeu para o Bahia por 3 a 1 na Arena Fonte Nova. Com o resultado, a equipe treinada por Vagner Mancini praticamente carimbou o passaporte para a série B. Porém, a pior parte é que o tricolor levou um banho de bola. Foi um verdadeiro chocolate dos aflitos.

Antes de mais nada é impressionante como o Grêmio entrou em campo completamente desconectado da importância da partida. Parecia que o tricolor já estava com a vaga da Libertadores garantida com antecedência e não tinha mais nada a fazer no campeonato. Porém, o Bahia levou o jogo muito a sério desde o primeiro minuto

O resultado de tanta dedicação surgiu aos 12 minutos. Rodriguinho fez um lançamento nas costas de Vanderson. O lateral joga muito, mas não é bom marcador. A bola sobrou limpa para Matheus Bahia. Ele chutou forte, mas, honestamente, Gabriel Grando falhou no lance. Provavelmente, Gabriel Chapecó pegaria essa...

Agora, o segundo gol só pode ter sido uma homenagem aos Trapalhões (referência de gente idosa que já viu o Grêmio ir outras duas vezes para a Série B). Aos 18 minutos, Geromel recuou mal a bola para o goleiro. Raí, do Bahia, partiu em velocidade e passou por Kannemann. Só que Gabriel Grando levou dois anos para sair do gol. Resultado? Raí se antecipou, ficou com a bola e chutou para o gol vazio. Bahia 2 a 0 fora o banho de bola.

O Grêmio estava mais perdido que maçã em salada de maionese. O primeiro tempo foi vergonhoso. Na volta do intervalo, Mancini tirou Vanderson para a entrada de Rafinha. E, ora vejam só, tirou Alisson para colocar Douglas Costa. Nem precisa dizer que o time melhorou.

Aos 16 minutos, surgiu uma nesga de esperança. Depois de dois escanteios seguidos, Danilo Fernandes saiu e deu um soco na bola. Ela sobrou para Rafinha na entrada da área. O lateral bateu de primeira. Thiago Santos deu um leve toque e enganou o goleiro. 2 a 1.

Mancini jogou o time todo para frente. Até poderia ter funcionado, mas Borja se esmerou na arte de perder gols. O Bahia foi retomando os espaços. Aos 40 minutos, veio o golpe de misericórdia. A equipe baiana trocou passes na entrada da área. E teve todo tempo do mundo para encontrar Daniel completamente livre. Ele bateu colocado sem chances para Gabriel Grando.

Então, quão ruim é a situação? Bem, agora o Grêmio enfrenta São Paulo (casa), Corinthians (fora) e Atlético-MG (casa). Precisa vencer todos os jogos e torcer por uma centena de resultados paralelos. A situação é tão complicada que uma derrota para o São Paulo pode decretar um rebaixamento antecipado. Ou seja, nunca uma torcida aflita esteve tão aflita...

Jarbas Schier