Chapecoense é o segundo time de todos os brasileiros

O Grêmio venceu por 3 a 1 a já rebaixada Chapecoense na Arena Condá, pela 34ª rodada do Brasileirão. A situação segue dramática, mas a equipe treinada por Vagner Mancini segue viva. Agora, o tricolor tem 35 pontos. E precisa de três vitórias nos cinco jogos restantes.

Antes de mais nada, vale ressaltar que a Chapecoense é um time do bem. Há uma simpatia geral em função da tragédia que atingiu a equipe em 28 de novembro de 2016, quando voo 2933 da companhia LaMia caiu. A partir daí, a equipe do oeste catarinense se tornou o segundo time de todos os brasileiros. E manteve a fama nesse campeonato. Afinal de contas, como ter raiva de uma equipe que não ganha de ninguém?

A Chapecoense entrou em campo para não atrapalhar os planos do Grêmio. E, de vez em quando, um pouco de ajuda não faz mal a ninguém. Depois de um susto no começo da partida, a Chape recuou e ficou esperando o tricolor. Foi um massacre. A equipe treinada por Vagner Mancini dominou o jogo.

Aos 36 minutos, deu a lógica. Lucas Silva - que fez uma ótima atuação - recebeu de Thiago Santos na entrada da grande área. Como estava livre, o volante disparou uma bomba. O goleiro João Paulo pulou atrasado. Demorou mais do que discurso de gago para ir na bola. Bem, o que importa é que foi gol. O 1 a 0 deixou tudo mais tranquilo. A partida seguiu sem sustos até o intervalo

Na segunda etapa, o Grêmio seguiu atacando. A ideia era marcar mais um gol e respirar. E isso aconteceu justamente aos 15 minutos. Lucas Silva passou a bola para Thiago Santos. O volante resolveu avançar. Ninguém da Chapecoense deu bola. Thiago Santos seguiu se aproximando da área. Até que resolveu chutar. A bola foi bem no cantinho, bateu na trave e entrou.

Pronto! Era o momento da tranquilidade. Porém, não se pode ter um minuto de paz se você tem Cortez na lateral. Aos 31, Anderson Leite cobrou o escanteio até a pequena área. A bola bateu na cabeça de Cortez e entrou. Gol contra. 2 a 1. Seria o começo de um filme de terror? Não. O objetivo da Chapecoense não é irritar as pessoas.

Aos 35 minutos, Cortez avançou pela lateral. Trocou passes com Ferreirinha. O atacante deixou Cortez livre para fazer o cruzamento para dentro da área. O lateral queria fazer um passe para Borja. Só que Láercio entrou no meio do caminho e tocou com o pé direito para o fundo das redes. Outro gol contra! Resultado final: 3 a 1 no placar, fora o banho de bola.

Agora, o Grêmio encara o Flamengo, na terça-feira, às 21h, em partida atrasada da 2ª rodada (?!). Só que a equipe treinada por Renato Portaluppi deve usar um time misto, pois tem a decisão da Libertadores no final da semana. Depois o Grêmio enfrenta o Bahia, fora de casa, na sexta-feira, 26 de novembro.

Jarbas Schier