Grêmio perde e homenageia o Dia do Pobre

O Grêmio teve outra derrota de time rebaixado. Não adianta ter mais posse de bola, mais chances de gol, mais escanteios... Cada chute do adversário era gol. Enfim, nada parece deter a marcha inexorável para a segunda divisão. O resultado de 3 a 1 é, no mínimo, desproporcional. Mas pelo menos o tricolor pode fazer uma bela homenagem ao Dia do Pobre.

Para quem não sabe, o Dia Mundial dos Pobres é uma celebração católica romana, comemorada no 33.º domingo do Tempo Comum desde 2017. Foi estabelecido pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera (título que resume muito bem a campanha do Grêmio em 2021), emitida em 20 de novembro de 2016 para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Como o Grêmio fez a homenagem? É bem simples. Mas antes é importante falar do jogo. Aos três minutos, veja bem, três minutos, a equipe treinada por Vagner Mancini sofria o primeiro gol. Ademir lançou Felipe Azevedo. Ele avançou e chutou sem chances para Brenno. O juiz viu impedimento, mas o VAR validou.

Com o gol, o Grêmio ficou mais perdido do que cupim em metalúrgica. Só foi ameaçar o América-MG no final da primeira etapa. Elias e depois Diego Souza perderam dois gols incríveis. Então era hora de ir para o intervalo e torcer para um segundo tempo melhor. Certo? Errado. Ademir recebeu dentro da área, aos 47 minutos. Ele estava de costas para o gol e sem ângulo nenhum. Porém, Cortez chegou atropelando e empurrou o jogador do América. Pênalti. O próprio Ademir cobrou e converteu. 2 a 0 (injusto e absurdo) para o Coelho.

Bem, então era hora de jogar o famoso tudo ou nada no início da segunda etapa. Certo? Errado de novo! Aos dois minutos, Zárate tabelou com Alê, que cruzou para trás na entrada da grande área. Então, surgiu Juninho que chutou livre de marcação. Pegou de primeira e a bola foi no cantinho, rente a trave, sem chances para Brenno. 3 a 0. Derrota típica de time que vai ser rebaixado.

Aos nove minutos, Ferreirinha fez a sua parte. Em uma jogada individual, o atacante dominou na esquerda, partiu para cima dos marcadores e arriscou o chute. A bola foi certeira e entrou no cantinho. 3 a 1. A partir daí o Grêmio tentou inúmeras vezes, mas goleiro Matheus Cavichioli resolveu operar um milagre atrás do outro.

Com a derrota, o tricolor segue na 19ª posição, com apenas 29 pontos. Agora, o Grêmio recebe o RB Bragantino, na terça-feira, às 18h, na Arena. Mas e a homenagem ao Dia do Pobre? Bem, a direção gremista enviou um videotape da partida para o Sumo Pontífice. Depois de assistir ao jogo o Papa Francisco comentou: "pobre torcedor, pobre torcedor"...

Jarbas Schier