Tite: o carimbador maluco de passaporte

Se tem uma pessoa que prejudica o trabalho dessa seção é o Tite. Afinal de contas, é uma tradição brasileira falar mal do técnico da seleção. É quase como uma obrigação constitucional, um dever cívico. Justamente por isso, a CBF escolhe as pessoas mais equivocadas. Eventualmente, ela acerta sem querer e a gente é campeão. Mas essa é outra história. O que importa é que o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0 e carimbou o passaporte para a Copa do Mundo de 2022 no Catar.

O Brasil jogou bem? Não necessariamente. Mas a Colômbia veio para brigar. E não só por uma vaga na Copa. Os colombianos não guardam rancores. Ao contrário, distribuem. Junto com várias botinadas. O clima começou quente e foi piorando durante o jogo. Aliás, o árbitro Roberto Tobar, do Chile, foi de uma incompetência atroz. Não marcou várias faltas clamorosas e perdeu o controle da partida. Tanto que no final da partida, Neymar quis dar uma de Gre-nal e partir para aquela pancadaria amistosa, mas a turma do "deixa disso" resolveu o problema e acalmou os ânimos.

O primeiro tempo foi sonolento. A partida foi truncada, muitas faltas, muita marcação e a bola presa no meio de campo. O clima era de confronto. O árbitro tentou resolver na base da conversa. Não deu certo. Então, distribuiu quatro cartões amarelos, três para os visitantes e um para a Seleção.

Na segunda etapa, Tite mudou a equipe. Ele mexeu bem. Agora, só substitui bem quem escalou mal. O técnico colocou Vinicius Júnior na vaga de Fred. Depois colocou Antony e Matheus Cunha nos lugares de Gabriel Jesus e Raphinha. O Brasil melhorou e foi pra cima da Colômbia.

Apesar da superioridade, o gol só foi sair aos 27 minutos. Marquinhos se antecipou e roubou a bola no meio de campo. Em uma jogada rápida entregou para Neymar. O craque da seleção fez um passe na medida para Lucas Paquetá. O jogador finalizou de direita. A bola foi rasteira, no cantinho direito. O goleiro Ospina até tocou na bola, mas não deu, ela entrou rente ao poste. Nesse momento, Tite virou uma espécie de carimbador maluco de passaporte antecipado...

A Colômbia até mexeu no time. Entrou Borja que fez o que mais tem feito no Grêmio. Ou seja, perder gols. Com o resultado o Brasil permanece na liderança das Eliminatórias com 34 pontos. Com isso, o Uruguai, quinto colocado, não pode mais alcançar o escrete canarinho mesmo que vença todos os seus jogos.

Agora, na terça-feira, Brasil e Argentina se enfrentam em San Juan, às 20h30min. É a partida do líder, do dono do passaporte, do pentacampeão do mundo, do sempre candidato ao título contra o vice-líder.

Jarbas Schier