Fato: o Grêmio jogou bem na segunda

A rodada tinha tudo para ser perfeita. Só faltava o Grêmio se ajudar. Aí, é claro, complica. O time treinado por Vagner Mancini perdeu para o Atlético-GO por 2 a 0 no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Mas, verdade seja dita, o tricolor jogou bem. Principalmente nos primeiros 45 minutos. Por isso, olha a ironia, a verdade é que o Grêmio jogou bem na segunda.

O leitor da ZeroZen pode estar pensando: "Como assim jogou bem? O pessoal da redação voltou a escrever alcoolizado?". Calma. Quem disse que a gente parou um dia? Contudo, o Grêmio na primeira etapa teve mais chances de gol, mais posse de bola, mais movimentação do que o Atlético-GO. Aliás, o tricolor foi superior em qualquer estatística. Só que nada disso adianta se não houver um gol.

E foi justamente isso que a equipe goianense conseguiu aos 44 minutos. O zagueiro Éder lançou Igor Cariús. Vanderson se atrapalhou todo e o lateral esquerdo do Atlético-GO chutou forte e venceu Brenno. Era tudo o que o Grêmio não queria. Restavam apenas 45 minutos para acontecer algum milagre. E quem conhece o Grêmio sabe que a cota de milagres foi gasta na partida contra o Flamengo.

De qualquer forma, na segunda etapa o pânico tomou conta. O Grêmio passou a errar passes, a perder divididas. Para piorar a situação, o Atlético-GO não quis saber de arriscar. Recuou o time e ficou esperando por um contra-ataque para decidir a partida. Sem alternativas, Mancini mexeu na equipe. Mas errou feio o time com dois centroavantes Diego Souza e Borja não funcionou. Todavia, Ferreirinha entrou bem.

Então, como se a partida já não estivesse dramática o suficiente, Paulo Miranda fez um pênalti absolutamente imbecil. Ele segurou de forma escandalosa a camisa do atacante do Atlético-GO. Só que nada é tão ruim, que não possa piorar. O VAR chamou o árbitro e veio um cartão vermelho para o zagueiro gremista. Marlon Freitas cobrou muito bem a penalidade, deslocando completamente o goleiro Brenno. o resultado final: 2 a 0 para o Atlético-GO foi um pouco injusto. Mas o Grêmio não fez por merecer a vitória.

Agora, os problemas do Grêmio vão ficar ainda maiores. O tricolor volta a campo no domingo na Arena. Justamente para enfrentar o Palmeiras, às 16h. Depois vai jogar contra o Atlético-MG fora de casa. E na sequência tem Gre-nal. Três partidas complicadíssimas que podem decidir o destino dos gremistas. Pelo menos fica o consolo: Grêmio jogou bem na segunda...

Jarbas Schier