É melhor o Juventude do que a juventude

O novo treinador do Grêmio, Vagner Mancini, estreou com vitória. Venceu o Juventude por 3 a 2. O raciocínio parece ter sido: "é os guri no banco de reservas". Por que o técnico apostou em um time mais cascudo. Deu certo. Foi uma boa partida. O time jogou bem, com exceção do zagueiro Rodrigues, mas aí também já era pedir demais...

Antes de mais nada, Mancini mudou não mudando. Paulo Miranda foi o companheiro de Kannemann. Villasanti foi colocado como volante. Jean Pyerre ficou com a função de acrescentar alguma criatividade ao meio-campo. Já Diego Souza, foi o centroavante titular, já que Borja está machucado.

O Grêmio seguiu com os mesmos problemas de sempre. É muita posse de bola inútil. Porém, aos 23 minutos da primeira etapa tudo mudou. Jean Pyerre recebeu na esquerda e cruzou para a grande área. Alisson apareceu para finalizar. Para variar, errou. Porém, obrigou o goleiro Douglas a fazer uma grande defesa. Só que no rebote a bola sobrou para Douglas Costa que, de cabeça, empurrou para o gol vazio.

O segundo gol veio rápido. Aos 25 minutos, Alisson finalizou forte de fora da área. Mas o goleiro Douglas espalmou justamente nos pés de Diego Souza. O centroavante só teve o trabalho de tocar para o fundo da rede. Com 2 a 0 esse foi um primeiro tempo tranquilo, como há muito não se via na Arena.

Na segunda etapa, Mancini tirou Kannemann - o zagueiro está com um problema crônico no quadril - e colocou Rodrigues. O Grêmio voltou jogando bem. Dominando a partida com autoridade. Aos 10 minutos veio o terceiro gol. Rafinha recebeu na esquerda e fez levantamento na medida para Villasanti mergulhar de peixinho. 3 a 0. Era bom demais para ser verdade.

Tanto que aos 13 minutos, o Juventude descontou. Depois de uma boa troca de passes pela direita, o cruzamento chegou até Sorriso. Ele finalizou e venceu Brenno. Sim, para a torcida gremista, o gol do Sorriso não teve graça nenhuma... Só que mesmo com o gol, o Grêmio seguiu melhor na partida.

Porém, aos 48 minutos, o Juventude avançou pela esquerda. Foi feito um cruzamento primoroso e Roberson aproveitou o descuido de Rodrigues e cabeceou para diminuir o placar. Mas não havia tempo para mais nada. Agora, o Grêmio volta a campo - olha a ironia - na segunda, 25 de outubro. O tricolor enfrenta o Atlético-GO, às 20h. A partida será realizada no Antônio Accioly.

P.S. - No momento em que Tiago Nunes perdeu para o Juventude por 2 a 0 no primeiro turno, ele deveria ter sido demitido imediatamente. Quando o Grêmio perde para o Juventude a crise é terrível...

Jarbas Schier