Já está na hora de liberar o ufanismo?

O Brasil não vinha jogando bem. Sim, os resultados estavam muito melhores do que o futebol apresentado. Até que surgiu o Raphinha. Direto do Leeds United para a seleção. Ele adicionou velocidade e inteligência. A equipe treinada por Tite cresceu e fez a sua melhor partida nas eliminatórias, goleando o Uruguai por 4 a 1.

Verdade seja dita, Tite fez as mudanças corretas. Principalmente no caso de Raphinha que começou a partida como titular. O Uruguai não aguentou a pressão. Tomou o primeiro gol aos 10 minutos. Fred por cobertura fez um ótimo lançamento para Neymar. Ele matou no peito dentro da área, driblou Muslera e chutou quase sem ângulo. Um golaço.

Aos 18 minutos, Lucas Paquetá fez uma bela jogada pela direita e deixou o marcador uruguaio na saudade. Ele cruzou rasteiro. A bola foi parar no pé do Neymar dentro da área. O craque brasileiro finalizou. Porém, o goleiro Muslera espalmou para o lado. Foi então que surgiu como um bólido o imparável Raphinha. Ele agradeceu o presente e tocou para o fundo da rede.

Na segunda etapa, o Brasil seguiu pressionando. O Uruguai tentou avançar além do meio de campo e deixou espaço para os contra-ataques. Aos 12 minutos, Neymar recebeu e, em velocidade, enfiou boa bola para Raphinha. Ele ganhou na corrida do marcador uruguaio, invadiu a área e chutou forte, cruzado, rasteiro. A bola tocou no pé da trave e foi morrer no fundo da rede.

Então o Uruguai precisava descontar para não ficar tão chato. Aos 32 minutos. Antony fez falta na entrada da área. Luiz Suárez cobrou com categoria e descontou. Só que o Brasil queria mais. Aos 39 minutos, Neymar dominou a bola na entrada da área. Estava cercado por quatro uruguaios. Então resolveu levantar a bola na medida para Gabriel Barbosa. O Gabi Gol cabeceou em cima do Muslera. Só que o goleiro uruguaio falhou no lance e a bola entrou. Aliás, o bandeirinha também falhou. O gol precisou ser confirmado pelo VAR.

Com o resultado, a Seleção manteve a liderança, com 31 pontos, seis a mais que a vice-líder Argentina. Aliás, a equipe treinada pelo técnico Tite segue invicta nas eliminatórias. Ao que tudo indica a vaga no Mundial poderá ser confirmada matematicamente em novembro. Ou seja, com Raphinha em campo será que já está na hora de liberar o ufanismo?

Jarbas Schier