Por favor, tirem a torcida do estádio

A noite foi completamente maluca. Por muito pouco o Grêmio não tomou no Cuiabá. O Alisson marcou dois gols. Douglas Costa recuperando a sua forma. Campaz no time titular. O tricolor correndo em campo sem parar. Felipão fazendo substituições corretas. Tudo indicava uma noite melhor. Mas o Grêmio empatou em 2 a 2 e segue na Zona de Rebaixamento.

Portanto, fica aqui o apelo desta impoluta seção. Por favor, tirem a torcida do estádio. Por que, com a diminuição da pandemia, ficou claro que todos os pés-frios estão de volta. Esse tipo de torcedor precisa ficar em casa. Ele só atrapalha o Grêmio neste momento delicado. Até porque não existe outra explicação para o que aconteceu na Arena.

O Grêmio começou nervoso a partida. Para piorar, o Cuiabá não estava para brincadeira. É um time muito bem organizado taticamente. A partida tinha muito empenho, mas poucos lances de perigo. Até que, aos 23 minutos, Clayson tocou de letra para Lucas Hernández. Ele enfiou boa bola em profundidade para Jenison, que foi ao fundo e tocou na medida para Max finalizar de primeira e abrir o placar. A primeira jogada de ataque do Cuiabá resultou em gol.

O Grêmio perdeu o rumo. Novamente cada passe parecia pesar uma tonelada. Faltava coragem, sobrava pânico. Nesse momento, Douglas Costa chamou a responsabilidade e tentou resolver tudo sozinho. E até que estava conseguindo. Porém, o Cuiabá conseguiu manter a vantagem até o intervalo.

Só que na segunda etapa, tudo mudou não mudando. Felipão tirou Diego Souza para a entrada de Churín. E também tirou Campáz para a entrada de Ferreira. Não demorou muito para as mudanças darem resultado. Aos 6 minutos, Ferreirinha fez boa jogada e passou para Rafinha. O lateral cruzou rasteiro Alisson, que bateu de primeira. Como o gol de empate veio cedo, sonhar com a vitória não era algo tão impossível. Mas com tanto pé-frio junto no Estádio fica muito difícil...

O Grêmio passou a jogar melhor. O Cuiabá não conseguia atacar. O problema é que o Grêmio também não produzia muitas chances de gol. O empate parecia uma realidade. Só que, aos 33 minutos, o Cuiabá conseguiu um escanteio. Na cobrança, a zaga gremista marcou bobeira e Marllon, de cabeça no primeiro pau, conseguiu vencer Brenno.

A sorte é que o Grêmio conseguiu o empate aos 36 minutos. Em uma boa jogada, Rafinha viu Alisson livre dentro da área e fez um passe na medida. O atacante teve tempo de ajeitar a bola e bater sem chances para o goleiro Walter. Placar final: 2 a 2. O resultado, é claro, foi muito ruim. O Grêmio segue na zona de rebaixamento e no domingo vai enfrentar o Santos, às 16h, na Vila Belmiro. A partida dos desesperados. Sim, a equipe treinada por Luiz Felipe Scolari pode vencer o Santos e sair do Z-4. Porém é aquela velha história: a esperança é a última que morre, mas é a primeira a passar mal...

Jarbas Schier