Tite e o futebol de sete nas Eliminatórias

O placar foi magro. Mas o resultado foi impressionante. O Brasil venceu o Chile por 1 a 0 pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Só que essa vitória marcou a quebra de um recorde. O Brasil nunca tinha vencido sete partidas seguidas na competição. A Seleção de 70 só conseguiu vencer seis vezes. É... Tite criou o futebol de sete nas Eliminatórias...

O Brasil jogou desfalcado. A Premier League, por exemplo, não cedeu os jogadores convocados pelo técnico brasileiro. Então, Tite montou um time caseiro. E foi mais do que suficiente. O que importa é ter inacreditáveis 21 pontos na tabela de classificação. A verdade é que essa vai ser a classificação mais fácil do escrete canarinho.

O jogo começou corrido. Todo mundo em alta velocidade. Bem, nem todo mundo. Nitidamente, Neymar comeu uns churrascos a mais nas férias. Mesmo assim, o Chile não conseguiu dominar a partida. Foi uma partida com muita confusão e correria. O goleiro Weverton brilhou pelo lado do Brasil. Mas o primeiro tempo terminou mesmo em 0 a 0.

Na segunda etapa, tudo mudou. Tite colocou em campo Everton Ribeiro. A troca deu certo. O meio-campo recebeu a bola, tabelou com Neymar e deixou o atacante do PSG na cara do gol. Aí veio a parte surpreendente. Neymar errou. Só que a bola voltou para Everton Ribeiro que chutou livre no canto direito.

O Chile foi pra cima. Reclamou de pênalti (não foi), reclamou do IPVA, do IPTU, da fila do supermercado, enfim, reclamou de tudo. Só faltou jogar futebol. No fim da partida, houve as provocações de praxe. Ah, como o Chile está muito mais avançado do que o Brasil na vacinação da população teve público no Estádio. Mais de 10 mil pessoas tiveram a lembrança de como é ir dormir de cabeça quente depois de um jogo de futebol.

Agora o Brasil vai enfrentar o Peru na Arena de Pernambuco no dia 9 de setembro. É um jogo difícil. Não. Embora o Peru possa querer crescer no meio do jogo. Aí o Brasil corre risco de levar gol de cabeça...

Jarbas Schier