No Grêmio o bom futebol faz falta

Vamos deixar uma coisa clara: o Grêmio não está rebaixado. Até porque ainda faltam muitas rodadas pela frente. É preciso respeitar o protocolo da competição. Mas a derrota por 2 a 1 para o São Paulo nos acréscimos foi terrível. Sim, o resultado é péssimo, tenebroso, apocalíptico. Ao que tudo indica a série B de 2022 vai ter a presença de um primo rico.

Todavia, o Grêmio - é preciso que se diga - fez um bom primeiro tempo. A partida foi equilibrada. Aliás, Douglas Costa pela primeira vez jogou bem. Mas na etapa final tudo desandou. Com a derrota, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari segue na 19ª colocação, com 10 pontos. Não dá para negar que os reforços vão melhorar o time. Mas talvez isso aconteça tarde demais.

Aos 12 minutos, Thiago Santos resolveu sair jogando na entrada da área. Claro que só poderia dar errado. Ele foi desarmado por Vitor Bueno. Antes que o jogador do São Paulo pudesse agradecer o presente, Geromel fez a falta. O próprio Vitor Bueno bateu. Foi um petardo, sem chances para Chapecó.

Porém, a alegria do time paulista durou pouco. Aos 19 minutos, Jean Pyerre foi derrubado pelo lateral Reinaldo perto da área. Vanderson chamou a responsabilidade e foi cobrar. Ele bateu a falta com uma perfeição absurda e fez um golaço. Vale a pena repetir, esse guri é o craque do Grêmio. Chega a dar dó ver alguém que sabe jogar em um time tão desestruturado e deprimente.

A partir daí, Felipão fez as contas e decidiu que um empate fora de casa contra o São Paulo seria um bom resultado. Veja bem, se o Grêmio não estivesse tão afundado na zona de rebaixamento, até faria sentido. Para piorar, o time treinado por Hernán Crespo foi fazendo boas trocas e crescendo na partida.

Na segunda etapa, só deu São Paulo. Felipão decidiu agir. Tirou Jean Pyerre (em outra partida completamente inútil) e colocou Darlan. O tricolor paulista seguiu perdendo chance após chance. O técnico gremista trocou Douglas Costa por Luiz Fernando. O time sentiu. Mas não dá para negar que o craque gremista estava cansado.

Aí, Felipão apelou. Colocou em campo Diogo Barbosa e Leo Pereira. Isso é abusar da sorte. E, se você está na zona de rebaixamento, não dá para deixar nada por conta do acaso. O castigo veio aos 48 minutos. Em uma rápida jogada de contra-ataque, Igor Gomes entrou livre no meio da área para fazer o gol da vitória do São Paulo.

Agora, o Grêmio tem um dos jogos mais decisivos de sua história. E será, pasmem, contra o Cuiabá. Na quarta-feira, às 19h, só a vitória interessa. Esse é um dos jogos que o tricolor tem em atraso. O outro é contra o Flamengo... Enfim, a vitória é fundamental para a equipe começar a tentar sair do pesadelo do Z-4.

Jarbas Schier