Aquele gol cedo demais

O problema de estar escrevendo essa seção há mais de 20 anos é que algumas coisas meio que se tornam repetitivas. Por exemplo, o atual time do Grêmio tem todos os indícios da segunda divisão. A equipe emana um cheiro nauseabundo, característico da série B. Felipão mudou tudo. Passou a jogar em um 3-5-2. Mas cometeu um erro crasso. Fez aquele gol cedo demais...

Sim, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o América-MG. Ambas as equipes lutam contra o rebaixamento. Ou seja, era jogo para cravar três pontos. Era o jogo para iniciar uma recuperação. Era um jogo para dar tranquilidade. Mas times que vão cair nunca estão calmos. O pânico está sempre rondando.

No começo da partida, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari deu indícios de que seria um dia diferente. Aos sete minutos, Ruan roubou a bola na defesa e armou o ataque em velocidade. Ele achou Vanderson (o melhor em campo, disparado) na direita. Ele fez um passe com precisão. E o estreante Guilherme Guedes apareceu para tocar para as redes.

Antes dos 10 minutos, o Grêmio estava em vantagem no marcador. Era a hora da retranca funcionar. Mas não foi o que aconteceu. O América-MG veio pra cima e empatou ainda no primeiro tempo. Aos 30 minutos, Ruan falhou feio. Ele dividiu a bola com o Felipe Azevedo de forma indolente. A bola acabou batendo no jogador do América-MG e deixando o atacante livre na frente do Chapecó. Ele não desperdiçou e empatou em 1 a 1 a partida.

Bom, o Grêmio jogou melhor do que nas últimas partidas? Sim, mas é muito pouco. Victor Bobsin não é titular. Darlan segue pedindo passagem no tricolor gaúcho. Guilherme Guedes pode não ser o melhor lateral esquerdo do mundo, mas é a melhor opção para o setor no momento. Agora, Alisson e Ricardinho perderam gols absurdos. Aí realmente fica difícil.

Porém, faltou repetir a estratégia vencedora contra o Fluminense. Que história é essa de fazer gol antes dos 10 minutos? No caso do Grêmio, o gol tem de sair depois dos 40 minutos do segundo tempo. Daí não dá tempo pro adversário reagir. Caso contrário, a tragédia está feita.

O Grêmio tem apenas 7 pontos conquistados. Tudo bem que tem duas partidas atrasadas (contra Flamengo e Cuiabá). Mas não dá para esperar muito. Para escapar do rebaixamento, precisa vencer metade das partidas que restam. É mais complicado do que entender letra de médico.

Agora, o Grêmio vai enfrentar o Vitória, na terça-feira, às 21h30min. É o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida será no Barradão, em Salvador. No fim de semana, o sofrimento continua em alto estilo. Por que o tricolor vai encarar - fora de casa - o Red Bull Bragantino, no sábado, às 21h.

Jarbas Schier

P.S. - O Grêmio pode ser o primeiro time com superávit a disputar a série B. Os contadores que torcem para o tricolor devem estar orgulhosos. Ah, a profecia do Grenal na série B fica a cada rodada mais evidente...