Felipão e o contra ataque em câmera lenta

Felipão está de volta. O Grêmio jogou em uma retranca vergonhosa, absurda contra o Fluminense. Mas deu certo. Foi só 1 a 0, mas parecia uma goleada. A primeira vitória gremista no Brasileirão veio somente na 12ª rodada. A situação ainda é ruim, porém o Grêmio saiu da lanterna. Vai ser sofrido, vai ser chorado. Porém, o tricolor agora está disputando o campeonato correto.

É difícil falar de Grêmio e Fluminense. Foi um jogo de futebol horrível. A equipe treinada por Luiz Felipe Scolari veio para não perder. Já o tricolor carioca, treinado por Roger Machado, parecia mais preocupado com o jogo da Libertadores no meio da semana. Bem, cada um com seus problemas. E os do Grêmio nitidamente são maiores.

O primeiro tempo foi truncado. O Grêmio roubava a bola. O Fluminense recuperava. Mas nenhuma das equipes sabia o que fazer com ela. Dá para dizer que foi um jogo tático. E Felipão levou a melhor graças ao revolucionário contra ataque em câmera lenta.

Antes de mais nada é preciso dizer que o Fluminense tem um time muito limitado. Contudo, faz uma boa campanha na Libertadores e no campeonato brasileiro. Como isso é possível? A equipe de Roger Machado sabe explorar os contra ataques. Ela cede espaços ao time adversário, espera o erro, recupera a bola e parte em velocidade.

Felipão sabe disso. E usou a técnica do contra ataque em câmera lenta. Em vez de partir em velocidade para tentar marcar o gol e errar, abrindo espaço para a resposta do Fluminense, o técnico gremista criou um contra ataque para ficar com a posse de bola e deixar o tempo passar.

O Fluminense simplesmente não entendia o que o Grêmio estava fazendo. Até que no final da partida, aos 44 minutos do segundo tempo, veio o golpe de mestre. Alisson ia dominar a bola pela esquerda, mas o jovem Calegari fez falta. O detalhe é que foi dentro da área. O juiz não viu, mas o VAR se pronunciou. Pênalti claro. Pinares bateu com categoria e garantiu a primeira vitória do Grêmio na competição.

É... Tomar sufoco e marcar no final do segundo tempo sem dar chances para o adversário reagir? Felipão está de volta. Já são três jogos sem tomar gol. Não dá pra ser otimista, mas dá para dizer que o Grêmio melhorou. Agora, o tricolor enfrenta na terça-feira a LDU, na Arena, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O próximo adversário do Grêmio no Brasileirão será o América-MG.

Jarbas Schier