Protesto numa hora dessas?

A seleção prometeu e cumpriu. Disse que ia protestar contra a Copa América. Fez isso na última partida entregando o título para a Argentina. Não dá mais. É hora do impeachment. Uma coisa é ter um presidente desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente. Isso até é aceitável. Agora perder em casa para a Argentina? Aí já é demais...

A Argentina jogou melhor que o Brasil. Não. Então, Messi deu um show de bola e foi decisivo? Não, claro que não. Foi apagado e inútil como sempre. Inclusive perdeu um gol feito. Daqueles que até mesmo o ataque do Grêmio faria. O craque do jogo foi De Paul. Jogou uma enormidade.

Então a vitória de 1 a 0 não foi merecida? Foi, assim como o título, que, aliás, os hermanos só levaram 28 anos para conquistar. No primeiro tempo, o Brasil começou melhor. Tinha o domínio da partida. Só que a Argentina resolveu fazer um ataque aos 21 minutos. De Paul fez um lançamento para Di Maria. Só que a bola não foi na medida, muito pelo contrário. O problema é que um desatento Renan Lodi não cortou direito a bola.

Pior ainda, fez um leve desvio, que resultou em um passe perfeito para Di Maria. Resultado? O atacante argentino ficou frente a frente com o goleiro Ederson. Então, tocou por cobertura, com muita categoria para abrir o placar. A partir daí a Argentina fez o jogo de sempre. Muita catimba, muita marcação e muitas faltas violentas que foram solenemente ignoradas pela arbitragem conivente do uruguaio Esteban Ostojich.

O Brasil teve todo o segundo tempo para reverter o placar. Tite promoveu as entradas de Emerson no lugar de Renan Lodi, Firmino no de Fred e Vinicius Jr. no lugar de Everton. A seleção ficou mais ofensiva. No final, Paquetá saiu para a entrada de Gabi Gol. Foi o desespero puro e simples. Já Neymar parecia um verdadeiro Noé tendo que carregar um monte de animais.

A seleção nunca tinha perdido uma Copa América em casa. Ou seja, o SBT é pé-frio. Mais ainda: esse governo desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente, também é incompetente no mundo do futebol. Tá demais, tá exagerado. É hora do impeachment.

Jarbas Schier