A arte de perder a toda velocidade

O fato é que o Grêmio já entrou em campo derrotado. Perder para o Palmeiras no Allianz Parque era mesmo inevitável. Mas tomar um gol aos 14 segundos? Aí fica difícil. O tricolor gaúcho se esmera na arte de perder a toda velocidade. O placar de 2 a 0 foi injusto. O Palmeiras poderia ter feito uma goleada histórica.

Outro problema é que o atual time do Grêmio tem aquele cheiro nauseabundo, típico da segunda divisão. Dá tudo errado. Para deixar tudo ainda mais indigesto, o técnico interino tentou dar uma de inventor. Pra quê? A equipe mal consegue jogar o básico do básico.

O resumo do jogo é simples. O primeiro tempo foi um desastre. O segundo também. Logo no começo da partida, no primeiro ataque, a zaga gremista foi dar um bico em um lance simples. Só que a bola bateu nas costas de Gustavo Scarpa e subiu. A zaga gremista ficou pensando a que horas vai passar a final da Eurocopa na tevê e se esqueceu da vida. A bola caprichosamente caiu no pé de Raphael Veiga completamente livre. Ele só teve o trabalho de tirar o goleiro Brenno da jogada.

O esquema montado pelo técnico interino Thiago Gomes fracassou de forma monumental. O Palmeiras mandou no jogo. Fez uma pressão absurda para decidir o jogo antes dos 20 minutos. E conseguiu. Aos 17 minutos, Diogo Barbosa saiu jogando errado. Fez um passe tenebroso para Douglas Costa. Ele foi desarmado. A bola ficou com o lateral Viña que fez um cruzamento na medida para Gabriel Menino. O atacante cabeceou com muita categoria.

Depois do 2 a 0, o Grêmio reagiu? Não mesmo. O Palmeiras continuou melhor na partida. Só não ampliou porque o goleiro Brenno segue fazendo milagres. Na segunda etapa, o interino Thiago Gomes mexeu na estrutura tática. Melhorou um pouco. Colocou em campo Ricardinho, Leo Pereira e Ruan nas vagas de Diego Souza, Vanderson e Rafinha.

Mesmo assim, o Palmeiras teve muitas chances de gol. Na melhor chance gremista, Ferreirinha roubou a bola no meio do campo e passou para Ricardinho, que conseguiu perder um gol feito. De resto, a torcida segue assistindo a um filme de terror. Com o agravante de que a gente já viu isso antes. DUAS vezes!

Como as coisas sempre podem piorar, na próxima rodada, o tricolor vai encarar o clássico Gre-Nal. A partida será realizada no sábado, às 16h. Existe a expectativa pela estreia do novo técnico Luiz Felipe Scolari. Mas também existe a expectativa de sofrer uma goleada histórica do Internacional...

Jarbas Schier