Brasil impede crescimento do Peru e se classifica

O Brasil venceu o Peru por 1 a 0. Está na final da Copa América. Foi um jogo de dois tempos bem distintos. A seleção comandada por Tite sobrou na primeira etapa e se complicou na segunda. No final das contas, brilhou de novo a estrela de Lucas Paquetá. Ele virou uma espécie de companheiro ideal de Neymar.

A Seleção fez um ótimo primeiro tempo. Poderia ter goleado com facilidade. O Brasil dominou totalmente o jogo. O Peru estava todo encolhido. Talvez fosse o frio, talvez fosse uma certa insegurança. Vai saber... De qualquer forma, as chances de gol criadas pararam em uma grande atuação do goleiro Gallese.

Tanta superioridade foi recompensada aos 34 minutos. Richarlison passou a bola para Neymar na esquerda. O adulto Ney invadiu a área com a bola dominada, cercado por três peruanos. Mas conseguiu deixar todos para trás com um drible curto Daí bastou cruzar para o meio da área. Lucas Paquetá só teve o trabalho de escorar para o fundo da rede. De fato, o meia do Lyon vem se destacando na competição.

O primeiro tempo terminou 1 a 0. Mas poderia ter sido muito mais. Só que o Peru voltou renovado para a segunda etapa. Na verdade, dá para dizer que o Peru cresceu, engrossou. O jogo ficou complicado. Em seis minutos, o Peru finalizou três vezes sem tirar.

A partir daí, o Brasil resolveu ocupar com intensidade todos os espaços no seu campo de defesa. O pessoal mais "cringe" chama isso de retranca. E deu certo. O Peru atacou pela frente, pelo meio e até por trás. Mas a Seleção não deixou passar nada.

A decisão da competição será realizada no sábado, às 21h, no Maracanã. O Brasil busca o décimo título da Copa América. O adversário da seleção sai do confronto entre Argentina e Colômbia.

Jarbas Schier