Uma vitória tranquila e sem protestos

Seis jogos. Seis vitórias. Seis pontos de diferença para o segundo colocado. Quem vê essa campanha pensa que estamos falando do campeonato gaúcho e da brutal distância entre Grêmio e Internacional. Mas não. A Seleção Brasileira vem passeando nessas eliminatórias para a Copa do Mundo. Daqui a pouco vai poupar titulares e escalar a gurizada da sub-20. Por que o Brasil venceu o Paraguai por 2 a 0 em Assunção com facilidade.

A seleção brasileira também ia fazer um protesto contra a Copa América e contra o presidente da CBF, Rogério Langanke Caboclo. Só que o comandante da Confederação Brasileira de Futebol foi afastado do cargo devido a denúncias de assédio sexual. Então, os jogadores resolveram reclamar sem fazer nada. O que é o jeito brasileiro de resolver as coisas. Então, não só teremos Copa América como teremos todos os titulares em campo.

Mas e o jogo contra o Paraguai? Foi fácil. E ficou ainda mais tranquilo aos quatro minutos do primeiro tempo. Gabriel Jesus recebeu um lançamento longo na direita e partiu em velocidade. Foi para cima da marcação e cruzou. No meio da área Richarlison tentou bater, mas a bola resvalou no zagueiro. E foi sobrar, ora vejam só, justamente para Neymar. Aí é covardia. Neymar tocou no cantinho e abriu o placar.

Como o Paraguai tinha preparado aquela retranca marota, ficou completamente perdido em campo. Muitos jogadores tentaram comprar um livro de como fazer ataques fulminantes no futebol. Infelizmente só encontraram produtos piratas. A equipe treinada pelo técnico Tite foi taticamente impecável e manteve o resultado até o fim do primeiro tempo.

O Brasil seguiu melhor na segunda etapa. Dominou as ações. Mas para dar um pouco de emoção na partida, Tite sacou um jogador de frente, Firmino, e colocou o volante Douglas Luiz. Pronto. Foi o que bastou para o Paraguai se animar. Para tentar recuperar o poder ofensivo, o treinador brasileiro sacou Richarlison e Gabriel Jesus e lançou a campo Everton Cebolinha e Gabigol. E o Brasil voltou a ter aquela correria nos minutos finais.

Inclusive, o segundo gol foi sair no final da partida aos 48 minutos. Após uma ótima troca de passes, Lucas Paquetá entrou livre na área e chutou colocado, rasteiro, no canto direito do goleiro. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. A verdade é que a cada jogo a Copa do Mundo de 2022 fica mais perto. Sim, o Brasil vai mesmo se Catar.

As próximas rodadas da seletiva para o Mundial acontecem apenas no mês de setembro. Ou seja, a liderança está garantida por um bom tempo. Antes disso, o Brasil estreia na Copa América 2021, que está confirmada pela Conmebol e pelo governo brasileiro. Com tanta Covid em campo esse vai ser o verdadeiro torneio mata-mata...

Jarbas Schier