O Grêmio dos guris ganha a Recopa Gaúcha

A gurizada do Grêmio venceu a Recopa Gaúcha. Mas foi a gurizada mesmo. Tanto que o jogo foi marcado para as 10h30 da manhã. Até porque criança acorda cedo. O tricolor foi superior durante toda a partida e não teve dificuldades para ganhar do Santa Cruz por 3 a 0.

Claro que não tinha só guris em campo. Eles precisam de um responsável acompanhando. Inclusive, a piazada corria o risco de se perder no meio da Arena. Então, só para ficar de olho nas crianças, o técnico Pedro Sotero escalou Victor Ferraz, Paulo Miranda e Churín. Todos eles provaram que são reservas sem qualquer capacidade de estar no time titular.

Por outro lado, a gurizada correspondeu. Principalmente Gui Azevedo. Aliás, foi dele o primeiro gol do jogo. Porém, antes de mais nada, é preciso contar o que aconteceu no primeiro tempo da partida. E é bem fácil de resumir. Não aconteceu absolutamente nada. O Santa Cruz veio para se defender e conseguiu.

Mas na segunda etapa tudo mudou. O Grêmio começou pressionando e logo aos 7 minutos veio o gol. O lateral-esquerdo Guilherme Guedes avançou até a linha de fundo e cruzou. A bola espirrou na zaga e sobrou para Gui Azevedo bater forte, sem chances para o goleiro Luiz Carlos. 1 a 0 e finalmente havia justiça no placar.

O Santa Cruz desabou. Metade do time começou a rezar para o Cristo de Encantado, enquanto a outra metade percebeu que estava em Porto Alegre e toda essa oração não ia dar em nada. O Grêmio aproveitou para ampliar aos 20 minutos em um lance inusitado. Os jogadores do Santa Cruz cercaram Gui Azevedo e começaram a bater papo. Só que onde as pessoas veem conversa fiada, Paulo Miranda vê oportunidade. Ele fez um passe na medida para Léo Pereira, que avançou livre e tocou por cobertura para vencer o goleiro. Um golaço.

A partir daí, o Santa Cruz ousou passar do meio do campo. Só que descobriu que não sabia o que fazer. Mesmo com o placar de 2 a 0 não conseguiu atacar ou levar perigo ao gol de Adriel. O Grêmio ainda encontrou tempo para ampliar o placar aos 45 minutos. Em uma boa jogada, com uma rápida troca de passes, Victor Bobsin dentro da área ajeitou a bola com carinho para Jonatha Robert. O atacante chutou forte, a bola fez uma curva e entrou no fundo da rede.

Com o resultado o Grêmio conquistou o bicampeonato da Recopa Gaúcha. Nada mais justo. Pode não ser o título mais importante do ano. Mas título é título. Agora, o Tricolor enfrenta o Brasiliense, na quinta-feira, às 15h30min, em Brasília. É o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Jarbas Schier