Ceará comete o primeiro crime do Brasileirão

É caso de polícia. A vitória do Ceará por 3 a 2 contra o Grêmio foi um crime. Não que a equipe tricolor merecesse sair com os três pontos da Arena Castelão. Porém, era uma partida com toda a cara de empate. Até que a equipe treinada por Guto Ferreira conseguiu achar um gol nos acréscimos do segundo tempo.

Verdade seja dita, a Covid-19 atrapalhou os planos do Grêmio. O técnico Tiago Nunes e mais seis jogadores foram contaminados. Só por isso gente como Rafinha, Diego Souza e Ferreirinha ficaram impedidos de jogar. Azar do auxiliar Evandro Fornari, que teve de montar um time de última hora sem muito entrosamento. O resultado foi um primeiro tempo muito ruim. O Ceará dominou.

O Grêmio até começou melhor, mas foi por pouco tempo. Os donos da casa tomaram conta da partida. Porém, o gol só foi sair aos 37 minutos. Em um contra-ataque rápido Cléber tabelou com Saulo Mineiro, recebeu de volta e chutou de fora da área. Ele bateu colocado, fraco, sem efeito. Ou seja, a bola ia direto para as mãos do goleiro Brenno. Só que a bola caprichosamente bateu no pé de Ruan e foi parar no fundo da rede.

E Ruan seguiu dando emoções para a torcida gremista. Aos 42 minutos, Ruan tentou dar um balãozinho em Cléber no meio de campo e perdeu a bola. Saulo Mineiro recuperou e partiu em velocidade. Fez um lançamento na medida para Rick. O atacante deu um drible em Vanderson dentro da área e chutou sem chances para Brenno. Um golaço. Ceará 2 a 0.

Pois é... Parecia que esse seria o fim do primeiro tempo. Ledo engano. Aos 50 minutos, o Grêmio descontou com um golaço de Vanderson. Veja um golaço mesmo. Na verdade, o gol da rodada. O lateral passou por três marcadores, fez um giro espetacular, e passou para Matheus Henrique. O volante devolveu de primeira e o lateral bateu forte sem chances para João Ricardo.

No intervalo, entraram Jean Pyerre, Cortez e Jhonata Robert para as saídas de Diogo Barbosa, Léo Pereira e Lucas Silva. Todas as três substituições foram corretas. E isto indica que a escalação inicial foi total e completamente equivocada. O Grêmio melhorou, foi pra cima. E não demorou muito para igualar o marcador.

Aos três minutos, Vanderson roubou a bola rente a linha de fundo do campo defensivo e passou para Léo Chu. O atacante avançou em alta velocidade. Foi indo, indo, ninguém conseguiu parar o jogador gremista. Então, ele cruzou. Ricardinho foi oportunista e tocou para o fundo da rede.

Daí para frente, foram boas chances para ambos os lados. O goleiro Brenno voltou a fazer grandes defesas. O jogo ficou com cara de empate. Até que o crime aconteceu. Aos 49 minutos, o Ceará teve uma bola no poste. Três jogadores - nesse exato momento - voltavam da posição de impedimento. No rebote, Jorginho chutou. A bola bateu na trave e foi parar no fundo das redes. Vai passar uns 15 anos até ele conseguir um chute com tamanha precisão. O VAR foi chamado e mesmo assim validou o gol. Aparentemente, esse ano ele assinou contrato com a equipe cearense.

Agora, na quarta-feira, o Grêmio recebe na Arena o Brasiliense, às 16h30min, no primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil. O interessante é que, no próximo domingo, também na Arena, o Tricolor enfrenta o Santa Cruz, na partida única que definirá o campeão da Recopa Gaúcha 2021.

Jarbas Schier