Inter perde Grenal na "altitude" do Beira-Rio

Deu a lógica. O Grêmio venceu o Inter, por 2 a 1, de virada. O resultado abre uma boa vantagem para o segundo jogo das finais do Gauchão. Mas é claro que o Colorado não tinha chance. Sofreu com a altitude do Beira-Rio e com o gramado ruim do estádio. Sim, o técnico Miguel Ángel Ramírez também trabalha com um jogo de desculpas posicional. Ele sempre acrescenta uma nova a cada derrota. Está de parabéns pela criatividade.

Mais uma vez a tacanha mídia esportiva gaúcha colocou o Inter como franco favorito para o Gre-nal. Se você é de outro Estado, a ZeroZen vai dar um tempo até você parar de rir. Já acabou? Certo. Vamos em frente. O Inter continua o mesmo de sempre. Com uma escalação a cada jogo, com a troca constante de posições. Com a mesma posse de bola inútil. Aliás, é uma equipe mestre na arte de recuar a bola para o goleiro.

De qualquer forma, o Inter começou a gostar do jogo por volta dos 20 minutos. Aos 26 minutos abriu o placar. Cuesta lançou a bola da defesa (sim, ligação direta) nas costas de Ruan. Edenilson dominou, invadiu a área, e deu um toquinho por cima de Brenno. Só que antes da bola cruzar a linha, Geromel estava metendo aquele pé salvador. Porém, Thiago Galhardo foi mais rápido e empurrou para o fundo das redes. O Grêmio reagiu e teve chances claras de gol. Poderia, inclusive, ter buscado o empate com Matheus Henrique.

Na segunda etapa, o Inter resolveu esperar o Grêmio e jogar por um contra-ataque. Um grande erro do futebol posicional. A equipe comandada por Tiago Nunes foi pra cima. E não demorou para conseguir o empate. Aos 13 minutos, Lucas Silva cobrou falta da esquerda de ataque. Então, Diego Souza saltou. Pausa. Ele praticamente decolou do chão. Zé Gabriel ficou apenas olhando para o céu. Então o atacante cabeceou de forma precisa e certeira no canto inferior esquerdo de Lomba.

Era justo? Não. O Grêmio passou a atacar com muito mais facilidade. Dominou o meio de campo. O Inter seguiu tentando encaixar um contra-ataque. Até que, aos 42 minutos, veio a virada. Léo Pereira na entrada da área cruzou na medida para Ricardinho. O atacante, mesmo marcado por Lucas Ribeiro, conseguiu desviar a bola na marca do pênalti e enganar Marcelo Lomba.

Por incrível que pareça, o Inter quase conseguiu o empate no último lance da partida. Caio Vidal fez a jogada pela direita de ataque e cruzou rasteiro. A bola passou por Praxedes e sobrou para Marcos Guilherme. Ele errou. Tocou de forma estranha na bola que subiu e foi bater no travessão de Brenno. Mas não havia tempo para mais nada e Anderson Daronco encerrou o Gre-Nal.

O jogo de volta está marcado para às 16h de domingo, 23 de maio. Antes, porém, na quinta-feira, às 21h, o Inter irá ao Paraguai, para enfrentar o Olímpia, pela Libertadores.Já o Grêmio, no mesmo dia, mas, às 21h30min, enfrenta o Aragua, em Caracas, na Venezuela. O jogo é válido pela 5ª rodada do grupo H da Copa Sul-Americana.

Jarbas Schier