A arte de mostrar desinteresse
O Grêmio desde o começo manifestou um certo desdém pela Sul-Americana. Mas é assim que funciona na arte da conquista. Uma certa indiferença é necessária no começo. Inclusive, o presidente Romildo Bolzan deixou claro que as prioridades na temporada são a Copa do Brasil e o Campeonato brasileiro. Será? Por que a equipe treinada por Tiago Nunes venceu o Lanús por 3 a 1 e praticamente encaminhou a classificação para a próxima fase da competição.
O jogo começou trepidante. Na verdade, parecia uma partida de Fifa. Um gol atrás do outro. Logo aos 2 minutos, Ferreira cruzou na medida para Matheus Henrique. Ele cabeceou livre e, desta vez, não levou um golpe de caratê. 1 a 0 para o Tricolor na Arena. Só que o Lanús respondeu rápido. Aos cinco minutos, os hermanos ganharam um escanteio. Bem, bola área no atual momento da zaga gremista é um terror. Burdisso subiu mais que a zaga e empatou o confronto em 1 a 1.
Diga-se de passagem, o Lanús levou perigo ao gol do Grêmio. Jogou melhor do que na Argentina. Mas o tricolor tem Ferreirinha. De novo, ele desequilibrou. A cada dia fica mais claro que deixar um jogador desses no banco é algo criminoso. Só que, vale ressaltar, a categoria no cruzamento de Rafinha. A bola foi milimetricamente na medida para Ferreirinha cabecear livre aos 22 minutos da etapa inicial. A partida seguiu aberta com chances para ambas as equipes.
Na segunda etapa, o Lanús começou pressionando. Porém, faltou talento. E o terceiro gol veio aos 33 minutos em uma bela jogada. Rafinha enfiou uma bola na medida para Diego Souza. O centro-avante rolou para Ferreirinha completamente livre. Ele só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Depois foi só segurar o resultado e esperar o fim da partida. Na Sul-Americana, o Grêmio está praticamente classificado às oitavas de final. Além de manter incríveis 100% de aproveitamento. Nada mau para quem não quer vencer a competição.
Agora, tudo é Gre-nal. O primeiro clássico Gre-Nal da decisão será realizado no domingo, às 16h, no Beira-Rio. Pela Sul-Americana, o tricolor volta a campo para enfrentar o Aragua, na quinta-feira, às 21h30min, na Venezuela.