Um volante que não sorri
Deu a lógica. O Grêmio venceu o Caxias por 2 a 0 e carimbou a vaga na final do Campeonato Gaúcho. Agora tudo é Gre-nal. A equipe treinada por Tiago Nunes se mostra a cada dia mais entrosada. Na verdade, é um time muito parecido com o comandado por Renato Portaluppi. Mas existe uma grande diferença. Agora o tricolor conta com um volante que não sorri...
Nem é preciso dizer que Ferreirinha foi o craque do jogo, o protagonista da partida. Mas é necessário reconhecer que Thiago Santos é uma das melhores contratações gremistas dos últimos tempos. Ele é um volante que não sorri. Não dá bom dia, não cumprimenta porteiro de prédio. Ele sempre busca acertar a bola, se houver um adversário no caminho, azar. Fez faltas, deu encontrões, distribuiu bico nas canelas e terminou recebendo um cartão amarelo. Difícil pedir mais de um volante.
A partida foi tranquila para o Grêmio. Claro que a bola área ainda continua um desastre. Porém, diferente das outras temporadas, o Grêmio tem um goleiro competente (valeu, Brenno). O Caxias começou pressionando. Afinal de contas, a equipe da Serra perdeu o primeiro confronto e não tinha outra alternativa.
Porém, quem conseguiu abrir o placar foi o Grêmio. Aos 28 minutos, Ferreirinha desmontou a defesa do Caxias. Fez o que quis. E ainda cruzou na medida para Matheus Henrique. Ele se antecipou e cabeceou para o fundo das redes. Só que recebeu um golpe de caratê de Marcelo Pittol. Como foi atingido na cabeça, o meio-campo gremista desmaiou. Mas, como todo jogador do tricolor gaúcho, é um tremendo cabeça-dura. Por isso, se recuperou rapidamente. O Caxias ainda levou algum perigo, sempre na bola área. Mas a primeira etapa terminou 1 a 0.
No segundo tempo, o Grêmio queria administrar a partida. Mas o Ferreirinha queria jogo. Basicamente, transformou a vida da zaga do Caxias em um inferno. Meteu uma bola no poste. Seguiu driblando todo mundo até ser recompensado.
Avançou feito um bólido pela esquerda, passou por dois marcadores e bateu colocado. Um golaço. O 2 a 0 foi justo e merecido. Além de assegurar vaga na decisão para enfrentar o Inter em dois jogos no Gauchão 2021. Como o tricolor tem a melhor campanha da competição, a última partida da final será na Arena.
Mas antes da final, o Grêmio enfrenta o Lanús, na quinta-feira, às 19h15min, na Arena. Uma vitória praticamente encaminha a classificação na Sul-Americana. O primeiro jogo da final do Gauchão acontece no próximo domingo, às 16h, no Beira-Rio.