É os guri fazendo coisas de guri

O Grêmio perdeu de virada para o Juventude por 2 a 1. O time alternativo do tricolor gaúcho, ou seja, com os guris e sem o Thaciano, deu bobeira por uns 10 minutos. Foi mais do que suficiente. O time da Serra aproveitou as oportunidades que teve e foi implacável. Levou os três pontos em uma partida que tinha a cara do empate.

O jogo começou sonolento. O Grêmio como sempre tinha a posse de bola. Já o Juventude mostrou que já definiu a sua estratégia para a Série A: a boa e velha retranca. Se o time já começou assim no Gauchão, provavelmente vai jogar com 11 jogadores em cima da linha do gol. E olha que tem todas as condições de fazer uma campanha melhor do que muito time grande.

Porém, quando o juiz ia apitar o final de um modorrento primeiro tempo, Ferreirinha pegou a bola. Então, rapidamente deixou marcador na saudade e na entrada da área bateu forte. A bola iria no ângulo? O goleiro do Juventude iria fazer uma grande defesa? Nunca saberemos. Por que, no final das contas, a bola bateu no ombro de Ricardinho e enganou Marcelo Carné. Foi feio. Claro. Mas gol feio vale também. Aliás, o feio é não fazer gol.

Na segunda etapa, o Juventude melhorou. Inclusive, resolveu passar do meio do campo. E, claro, foi nesse momento que a gurizada gremista se complicou. A zaga gremista do time alternativo é um problema. Toda vez que a bola é lançada na área, a torcida fica mais desconfiada que prostituta com cheque.

Aos 17 minutos, essa teoria se confirmou na prática. Depois de cruzamento vindo da esquerda, Matheus Peixoto subiu mais que a zaga do Grêmio. Cabeceou com vontade, sem chances para o goleiro Brenno. O empate até seria o resultado mais justo pelo que produziram ambas as equipes.

O problema é que a gurizada acusou o golpe. Enquanto o Grêmio estava completamente perdido em campo, Marcos Vinicios invadiu a área. Mas antes que pudesse fazer qualquer coisa foi atropelado por Ruan. Pênalti. Eltinho bateu bem, aos 21 minutos, e sacramentou a virada do Juventude.

O técnico Alexandre Mendes fez duas modificações logo após sofrer o segundo gol. Tirou Lucas Araújo e Pedro Lucas, para as entradas de Victor Bobsin e Fernando Henrique. Não adiantou muito. Mas Lucas Araújo, Pedro Lucas, Rodrigues e Darlan jogaram muito pouco. Aí fica difícil.

Com o resultado, o Grêmio caiu para o terceiro lugar do Gauchão, com 10 pontos. Está atrás do São Luiz (11) e do líder Inter, com 13. Agora o Tricolor volta a campo para enfrentar o Pelotas, no domingo, às 22h. A partida, se a pandemia deixar, será realizada na Arena.

Jarbas Schier