Renatovision e o melhor futebol do Brasil

Aparentemente, o técnico do Grêmio Renato Portaluppi também tem o sobrenome Maximoff. Ele criou um campo de distorção da realidade (da cor azul, é claro) no qual o tricolor gaúcho joga o melhor futebol do Brasil. Bem, com a derrota por 2 a 0 para o Palmeiras ficou nítido que o Grêmio não tem o melhor futebol do Brasil. Aliás, não tem sequer o melhor futebol da Copa do Brasil.

Antes de mais nada, a tradicional Imprensa Vermelha Isenta (IVI) está afirmando que o Grêmio foi dominado pelo Palmeiras de Abel Ferreira. Nada mais falso. O Grêmio jogou muito melhor do que na Arena. E foi uma partida equilibrada até os sete minutos do segundo tempo. Sim, por que Renato Portaluppi foi ousado. O time entrou sem goleiro. Por que um cone ou mesmo um quilo de cenoura é mais efetivo do que o Paulo Victor.

Se a primeira etapa foi equilibrada com boas ações de ambos os lados, o gol foi um duro golpe. Thaciano não conseguiu parar o contra-ataque no meio do campo. Então, Raphael Veiga avançou pelo meio de campo e tocou para Wesley, que finalizou forte, mas Paulo Victor - para variar - não conseguiu fazer a defesa.

A partir daí, o Palmeiras fez o que faz de melhor: muita marcação e uma saída rápida em contra-ataque. E, é importante que se diga, a vitória foi justa. O título palmeirense também. Só que o Grêmio pagou caro pela apatia da primeira partida. O Palmeiras teve méritos para deixar a sua vida bem mais fácil na final.

No final da partida, por volta dos 35 minutos, o Grêmio pifou. Arriou dos quatro pneus e do estepe. Enquanto isso, o Palmeiras seguia correndo e levando perigo. Aos 37 minutos, Gabriel Menino recebeu de Willian e concluiu forte. A bola passou por baixo dos braços de Paulo Victor. Basicamente, essa mania desagradável que os atacantes adversários têm de chutar a bola no gol é que atrapalha a vida do goleiro gremista.

Agora, é oficial. O ano de 2020 terminou no futebol. E acabou de forma melancólica para o Grêmio. Resta lutar na pré-Libertadores. Mas para isso é preciso contratar pelo menos um volante, um goleiro e um atacante. Pelo menos resta o consolo que o Renatovision foi completamente destruído no final da temporada...

Jarbas Schier