A vitória que faltava
Não foi um bom jogo. Aliás, sequer foi uma partida razoável. Mas o Grêmio venceu o Athletico-PR por 1 a 0 na Arena. O que isso significa? Bem, a equipe treinada por Renato Portaluppi está classificada para a Libertadores 2021. Porém, vale a lembrança, a vaga garantida é para a fase prévia da competição continental.
Sim, a ZeroZen sabe que existe outro caminho para a Libertadores. Se - e esse é um grande "se" - o Grêmio for campeão da Copa do Brasil, leva a vaga direta para a competição. Contudo, o tricolor gaúcho segue na mesma. Lento, pouco inspirado, decepcionante. É difícil apostar no Grêmio contra o Palmeiras.
O jogo até começou dando alguma esperança. O Grêmio iniciou bem, pressionou bastante até os 15 minutos. A partir daí, o Athletico-PR se encontrou em campo. O meio de campo com Lucas Silva, Darlan e Everton definitivamente não funcionou. Apesar de tudo, a equipe paranaense não parecia muito interessada na partida. O empate na etapa inicial foi justo.
Então, Renato Portaluppi viu o óbvio ululante. Fez três alterações importantes. Tirou Darlan, Isaque e Everton para as entradas de Thaciano, Jean Pyerre e Ferreira. Nem é preciso dizer que o Grêmio melhorou. Foi pra cima, criou chances e começou a jogar algo parecido com futebol. Ainda assim, foi preciso mais uma substituição para o gol sair. Diego Souza caiu de produção e foi trocado por Churín.
Pois bem, aos 31 minutos do segundo tempo, o centro-avante recebeu a bola na entrada da área e chutou forte. Só que em vez de ir direto para o gol, acertou em cheio em Thaciano. O jogador gremista agradeceu o presente e chutou no ângulo do goleiro Santos. Foi o suficiente para garantir mais uma participação em Libertadores para o Grêmio.
Como o Grêmio tem agora 59 pontos, não pode mais ser alcançado pelo primeiro time fora da zona de classificação, que, no caso, é o Santos. O encerramento melancólico desta temporada do Brasileirão será na quinta-feira, 25 de fevereiro, às 21h30min. O Tricolor vai enfrentar, provavelmente com um time reserva, o Bragantino, fora de casa.
Enquanto isso no Rio de Janeiro...Foi uma semana surreal. Basicamente, a tacanha mídia esportiva gaúcha esperava uma vitória acachapante do Inter no Maracanã. A equipe treinada por Abel Braga é pura enganação. Há pelo menos 10 rodadas vem apresentando um futebol abaixo do medíocre. Conseguiu nove vitórias em sequência, mas dois resultados foram verdadeiros assaltos à mão armada. O Gre-nal e a partida contra o Bragantino foram placares criminosos. Então não deixa de ser irônico ver o Inter reclamar da arbitragem. Mais ainda: apesar de ter uma comissão técnica que esbanja incompetência, o Flamengo tem um bom time. Mesmo com a vitória, o rubro-negro precisa ganhar do São Paulo na última rodada. É uma tarefa difícil. Já o Inter pega, para usar um eufemismo, o limitadíssimo time do Corinthians. Ou seja, o colorado tem chances e elas não são pequenas. Por fim, é genial o fato de que um milionário colorado pagou a multa de 1 milhão de reais ao Flamengo para o Inter escalar o Rodinei. E o jogador termina expulso. Se o objetivo é torrar a fortuna e não deixar nada para os herdeiros, a ZeroZen está aceitando doações. Desde já, muito obrigado.