Feliz Natal de São Diego para todos os gremistas
Véspera de Natal e tem corneta esportiva na ZeroZen. Sim, isso mesmo. E nada como desejar um feliz natal para torcida com uma vitória. Mais importante ainda: uma vitória sofrida, chorada, com inúmeros momentos de pura angústia e desespero. Mas a equipe treinada por Renato Portaluppi pela primeira vez em 2020 se comportou como o Grêmio raiz, como aquele time copeiro. Venceu o São Paulo por 1 a 0 na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil.
Ideal seria terminar de escrever essa coluna e começar a beber. Mas se 2020 ensinou algo a todos nós é que não há tempo a perder. Então, o teor alcoólico desse texto será alto. Antes de mais nada é preciso admitir que o São Paulo jogou melhor. Mas se tem uma coisa que o Grêmio aprendeu ao longo da sua história é que: em torneios de mata-mata jogar melhor não é garantia de nada.
Veja bem, o Grêmio teve apenas três finalizações. Três! Uma delas foi o gol de Diego Souza. Aliás, foi tão difícil para o tricolor gaúcho chutar a bola em direção à meta defendida por Tiago Volpi que Geromel se machucou. Sim, já que os atacantes não davam conta do recado, o zagueiro foi lá e quase meteu um golaço. Mas o esforço foi demais e ele saiu machucado. O primeiro tempo terminou em 0 a 0 com o São Paulo se esmerando em perder gols.
Na etapa complementar, Renato Portaluppi finalmente viu o óbvio. Não dá para deixar Ferreirinha no banco. Isso é um crime, um atentado contra o futebol. Ele entrou em campo e, aos 17 minutos, passou por cima do zagueiro Reinaldo. Foi à linha de fundo e cruzou. A bola passou por todo mundo. Mas Pepê estava atento e cabeceou pro meio da pequena área. Lá estava Diego Souza, cercado por três zagueiros do São Paulo. Então, em um lance de gênio fez um voleio, ou um golpe de capoeira, tanto faz. O resultado? Gol do Grêmio.
A partir daí, foi o mesmo drama de sempre. Um sufoco danado. Mas a defesa gremista teve uma atuação brilhante. A equipe treinada por Renato Portaluppi estava concentrada, com foco total. Bem, diferente do que se viu na desastrada atuação na Libertadores.
Esse não é o Natal de São Nicolau. É o Natal de São Diego. Os gremistas estão felizes, rindo sem parar (ho-ho-ho). Mas essa é uma decisão de 180 minutos. A partida na semana que vem será no dia 30 de dezembro no Morumbi. Para desespero do torcedor do Grêmio, 2020 ainda não acabou.