Grêmio vence o Guaraní com VAR fazendo catimba
Quem diria, essa é uma novidade no futebol. Surgiu o VAR catimbeiro. Pela primeira vez, a Conmebol usou uma versão remota do VAR. Ou seja, os juízes responsáveis por analisar os lances duvidosos não estavam na Arena, mas sim na sede da confederação. O resultado foi uma eternidade para confirmar cada lance capital. Ainda assim, o Grêmio não teve dificuldades para vencer o Guaraní por 2 a 0 e garantir a vaga nas quartas de final da Libertadores.
O jogo começou com um momento de pura chinelagem. O Guaraní entrou com um uniforme reserva, em tom de azul claro. Já o trio de arbitragem foi a campo com vestindo amarelo e preto, as cores do time paraguaio. Depois de 10 minutos, onde qualquer pessoa - com exceção dos daltônicos - podia perceber que estava tudo errado, os árbitros e os visitantes tiveram de voltar aos vestiários e trocar de roupa.
Apesar do atraso no início da partida, o Grêmio iniciou arrasador. Aos 3 minutos, Jean Pyerre descobriu Cortez pela esquerda e o lateral cruzou rasteiro para Ferreirinha abrir o placar. Mas, claro, era preciso conferir o lance no VAR. O gol, é claro, foi legal. Mas quando finalmente veio o veredito o primeiro tempo já estava na metade.
Sim, o Grêmio estava com um time misto. A ideia do técnico Renato Portaluppi, nesse caso, de poupar jogadores fez realmente muito sentido. Mesmo assim, o tricolor gaúcho foi muito superior ao Guaraní do Paraguai. Infelizmente, esse parece ser um time que só conseguiria ganhar da Puente Prieta...
A segunda etapa foi meio desanimada. O Grêmio tinha o domínio da partida, mas não tinha tanto interesse de ampliar o placar. Já os jogadores do Guaraní assistiam a vídeos no Youtube sobre como aprender a jogar futebol em 10 minutos. Não deu muito certo.
Até que nos acréscimos, aos 52 minutos, Diego Souza partiu livre no contra-ataque e deu um passe na medida para Rodrigues marcar o segundo, no último lance do jogo. O VAR então tinha que confirmar o gol. Mas o juiz encerrou a partida, os jogadores se cumprimentaram, foram para o vestiário, deram entrevista coletiva e foram para casa. No alto-falante da Arena, com as luzes do Estádio se apagando, o VAR catimbeiro confirmou o 2 a 0.
O próximo adversário do Grêmio na Libertadores é o Santos. Mas, por ter melhor campanha na primeira fase, quem decide em casa é o time paulista. Pelo Brasileiro, o tricolor enfrenta o Vasco, no domingo, às 16h, na Arena.