Se a Venezuela passa fome, o Brasil passa vergonha
O Brasil venceu a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Por 1 a 0. Só isso. Ao terminar a partida, o Morumbi deveria explodir em vaias e xingamentos. O que fica um pouco difícil de acontecer sem torcida. Mas a diferença entre as duas equipes é brutal. Só a chuteira do Gabriel Jesus, por exemplo, vale três vezes mais do que o PIB da Venezuela.
A Venezuela é um país pobre, carente e que tem um presidente caindo de Maduro. Segundo o seu próprio treinador, José Peseiro, o time possui, no máximo, sete por cento de chance de se classificar para a Copa do Mundo. Nada como ser um otimista. Certo. É preciso admitir que o Brasil jogou desfalcado. Neymar foi inclusive cortado da Seleção. Mas, ainda assim, o resultado foi decepcionante.
Desde o começo do jogo o Brasil atacou sem parar. A Venezuela veio para se defender. A equipe não passava do meio do campo. O que faz sentido, porque os jogadores venezuelanos estavam economizando no vale-transporte. Mesmo com toda a pressão o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.
Na segunda etapa, o Brasil voltou pior. Parecia que a equipe comandada por Tite tinha desanimado. A criatividade foi dar um passeio pelo Mercado Público de São Paulo. Então, a seleção brasileira abraçou a solução de todo o time medíocre. Ou seja, alçar bolas para dentro da área adversária. Só que a Venezuela é um time tão fraco que a estratégia funcionou.
Aos 21 minutos, Everton Ribeiro - o melhor em campo - cruzou. Renan Lodi disputou bola com o zagueiro. E ela acabou sobrando livre para Roberto Firmino, que chutou sem chances para o goleiro venezuelano. A partir daí os jogadores da Venezuela desistiram do jogo e passaram a mendigar uns trocados para pagar o ônibus da volta pra casa...
Como o resultado, o Brasil mantém com 100% de aproveitamento. Como a Argentina empatou com o Paraguai, a seleção brasileira é a líder isolada da competição com nove pontos. A Venezuela, ainda sem pontuar, divide a lanterna com a Bolívia. Curiosidade: é a primeira vez desde as Eliminatórias de 1982 que o Brasil vence os seus três primeiros jogos no torneio. Na próxima terça-feira, 17 de novembro, a equipe comandada por Tite enfrenta o Uruguai em Montevidéu.a será na quarta-feira, 18 de novembro, na Arena, em Porto Alegre. Mas o tricolor gaúcho, antes disso, vai enfrentar o Ceará, também em Porto Alegre, pelo Brasileirão.