Oi, sumida? A retranca está de volta no Grêmio
O Grêmio venceu o Juventude por 1 a 0 no estádio Alfredo Jaconi. Com o resultado, está nas quartas de final da Copa do Brasil. Foi uma vitória magra e sofrida, porém o técnico Renato Portaluppi elogiou a partida tática que o tricolor gaúcho fez. Só que não foi bem isso que aconteceu. Para quem estava com saudade, ela retornou om força total. Sim, a retranca está de volta no Grêmio.
O resultado foi bem melhor do que a partida. E isso, claro, é o verdadeiro atestado de uma retranca eficiente. Na primeira etapa o Grêmio mal se arriscou a passar do meio campo. Geromel e Kannemann controlavam o ataque do Juventude. Já o resto do time dava passes laterais completamente inúteis. Em algum lugar do Rio Grande do Sul, Celso Roth vibrava e dizia: "isso é que é futebol moderno".
O Grêmio melhorou na segunda etapa. Na volta do intervalo, Renato tirou Isaque e colocou Thaciano. Não mudou muita coisa. Mas, aos 20 minutos, Jean Pyerre entrou no lugar de Ferreirinha. A troca funcionou. O tricolor recuperou o meio de campo. Finalmente passou a ter algum lampejos de inteligência. Num desses raros momentos, aos 25 minutos, Diego Souza recebeu na linha de fundo e cruzou na medida para Thaciano dar uma cabeça elástica, vital, definitiva e abrir o placar.
A partir daí, o Grêmio sabia o que tinha de fazer. Ou seja, nada. Era só deixar o tempo passar. Faltou dar um bico nas arquibancadas para configurar aquela retranca clássica. Mas, tudo bem. A equipe treinada por Renato Portaluppi preferiu tocar a bola para todos os lados até o Juventude morrer de tédio.
Os confrontos da próxima fase serão definidos na sexta-feira, às 11h30min, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Como se trata de sorteio. Tudo é possível. Com todos podendo enfrentar todos. Os classificados são: Flamengo, Palmeiras, Inter, São Paulo, Cuiabá, América Mineiro, Ceará e Grêmio.
P.S. - O Juventude reclamou de um pênalti de Geromel sobre Eltinho. Não foi nada. Uma pena que o time da Serra não tem direito a VAR. Para isso precisa estar na primeira divisão. Mas pelo que o Juventude vem jogando em 2021 vai conseguir voltar à elite do futebol brasileiro.