82 minutos de puro tédio
Um jogo de futebol tem, em tese, 90 minutos. Claro que os arautos do óbvio irão dizer que é preciso levar em consideração os acréscimos. Claro que a ZeroZen não vai dar a mínima importância para esse tipo de pessoa. Porém, o fato é que o Grêmio precisou de apenas 8 minutos para fazer um gol no Juventude pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Só que depois o tricolor gaúcho não fez mais nada. Foram 82 minutos de puro tédio.
O gol saiu de uma jogada rápida no ataque. Por mais difícil que seja acreditar na existência desse fenômeno. Aliás, no caso da equipe treinada por Renato Portaluppi, jogada rápida é que nem a passagem do cometa Halley só acontece a cada 75 anos. Mas Pepê tocou rápido para Isaque que entrava em velocidade pelo meio da área. O atacante só teve o trabalho de tirar a bola do alcance do goleiro gremista.
A partir daí o jogo acabou. A verdade é que o meio de campo do Grêmio é muito lento. Para piorar, é previsível como itinerário de elevador. Então, quase todas as equipes brasileiras sabem que é só apertar a saída de bola que o tricolor gaúcho se complica. O Juventude não foi exceção. Mas no segundo tempo a equipe da Serra parecia satisfeita com a derrota pelo placar mínimo. Aparentemente, quer deixar para resolver tudo no jogo de volta no Alfredo Jaconi.
De qualquer forma, a maneira como o Grêmio joga facilita as coisas quando o time joga longe da Arena. Aí o tricolor não tem a obrigação de propor o jogo e pode especular nos contra-ataques. Mas e quando joga em casa? Bem, nesse caso o Grêmio propõe o tédio e a apatia. Ele torna a partida sonolenta e tenta marcar algum gol enquanto os zagueiros do time adversário tiram um cochilo...
Ainda vale ressaltar a categoria e disposição de Pepê. Sem ele, o Grêmio estaria em uma situação muito ruim. Também dá para destacar o Ferreirinha. O atacante conseguiu vencer todas as disputas com os marcadores. Só para, na sequência errar todos os cruzamentos. Assim fica difícil. Agora o Grêmio enfrenta o Bragantino na segunda-feira, 2 de novembro, pelo Campeonato Brasileiro.