A lógica da Libertadores é o sofrimento

Todo mundo sabe que a torcida do Grêmio adora a Libertadores. Todo mundo sabe que essa é uma competição difícil, na qual é preciso parir uma bigorna para ser campeão. Ou seja, a lógica da Libertadores é o sofrimento. E foi exatamente isso que aconteceu no empate em 1 a 1 entre Grêmio e América de Cali.

A equipe treinada por Renato Portaluppi jogou mal. Foi um escândalo de ruindade. Todo mundo parecia estar em uma noite ruim. Mas o destaque ficou por conta de Kannemann, que marcou um gol contra e ainda foi expulso. Mas vamos com calma. Na primeira etapa, o tricolor gaúcho criou pouco e concluiu menos ainda. Mas o América de Cali também não queria saber de se complicar.

Só que no segundo tempo tudo mudou. Isaque e Luiz Fernando entraram nos lugares de Lucas Silva e Orejuela. Em tese, o Grêmio ficaria mais ofensivo. E foi isso que aconteceu. Aos seis minutos, Luiz Fernando foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Robinho bateu mal (Meu Deus! Até quando vai continuar esse rodízio imbecil de batedores?).

O problema é que desgraça pouca é bobagem. Por que na sequência do lance, o América de Cali fez um contra-ataque fulminante. Vergara cruzou e Kannemann desviou para a própria meta sem chances para Vanderlei. Golaço. Só que foi contra. A partir daí, o Grêmio se perdeu completamente em campo. O futebol da equipe foi um espetáculo triste e dolorido como fazer uma declaração de imposto de renda.

Mas a Libertadores não é para os fracos de coração. No final do jogo, como se a situação não estivesse ruim o suficiente, Kannemann acertou Cabrera e recebeu o segundo amarelo. Sim, o zagueiro conseguiu ser expulso nos acréscimos. Com um a menos a reação parecia impossível. Porém, aos 53 minutos, Velasco colocou a mão na bola dentro da área. Pênalti. Desta vez, Diego Souza bateu com perfeição e garantiu o empate no último lance da partida.

O empate gremista garantiu a liderança do grupo. Isto por que o Inter foi derrotado por 2 a 1, no Chile, pela Universidade Católica. Agora a Libertadores terá jogos somente no final de novembro. Os primeiros colocados de cada grupo ganham a vantagem de decidir em casa. O detalhe interessante é que o Grêmio pode enfrentar qualquer segundo colocado de qualquer chave. Ou seja, é possível ter mais um Grenal!

Jarbas Schier

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.