O empate equivocado ou VAR pra ponte que caiu

Mais um empate do Grêmio no Brasileirão. O tricolor gaúcho ficou no 0 a 0 com o São Paulo no Morumbi. Só que esse foi diferente. Foi um empate equivocado, estranho, bizarro. Aliás, o resultado só aconteceu por conta do VAR. Ou melhor, pela total e completa ausência do árbitro de vídeo. Ao ponto que o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., declarou que o clube pedirá a anulação da partida.

O presidente do Grêmio foi além. Ele afirmou que o tricolor também pedirá investigação da reunião realizada entre membros da CBF com a parte responsável que motivou a mudança na escala do árbitro do VAR. E, de fato, isso é no mínimo suspeito. Romildo Bolzan foi enfático: "Equívocos, descritérios, erros e a omissão do VAR em lances capitais da partida colocam a arbitragem brasileira sob suspeição".

Antes de falar no VAR, é preciso comentar o jogo. Essa, aliás, é parte fácil. O São Paulo começou pressionando. Os primeiros 15 minutos foram arrasadores. Só que nenhum time no mundo pode manter tanta intensidade assim por muito tempo. Resultado? Depois disso, acabou o gás do tricolor paulista. E a equipe treinada por Renato Portaluppi mandou na partida até o apito final.

Também é importante notar como São Paulo e Grêmio têm estratégias semelhantes. São dois times técnicos. Adoram trocar passes, manter a posse de bola, seus elencos estão repletos de jogadores inteligentes que leram A Crítica da Razão Pura no original. Por isso que ninguém quer saber de arriscar uma bola de fora da área. Falta um pouco de burrice nessas equipes. Um gol feio tem o mesmo valor de um golaço.

Quantas as falhas do VAR elas são absurdas, vergonhosas. O São Paulo fez faltas criminosas. Nesse momento, o árbitro de vídeo deveria avisar o juiz. Pelo menos Reinaldo e Daniel Alves mereciam ter recebido o cartão amarelo. Todavia o VAR permaneceu omisso, sendo mais inútil do que feriado no domingo. E, claro, foi pênalti no Geromel. Mas aí o Grêmio nem deveria reclamar porque provavelmente alguém iria cobrar lá na arquibancada.

Com o resultado, o Grêmio subiu para a 10ª colocação da competição. Melhorou? Sim. Mas a equipe de Renato Portaluppi pode muito mais. Agora, o tricolor gaúcho enfrenta o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, no domingo, dia 25. E no meio da semana tem Libertadores, na quinta, o Grêmio recebe o América de Cali.

Jarbas Schier

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.