A Libertadores precisa de mais gentileza?
Segue o líder. O Grêmio venceu o Universidad Católica por 2 a 0. Com o resultado, assumiu a liderança do grupo E da Libertadores. Mais do que isso. Já garantiu a classificação para a próxima fase, graças ao empate entre Inter e América de Cali. E, ao que tudo indica, o tricolor gaúcho está começando a descobrir uma maneira de voltar a vencer. Basta apelar para a gentileza.
Como não tem jogo fácil na Libertadores, com exceção do Grenal, a equipe treinada por Renato Portaluppi começou muito mal a partida. O primeiro tempo foi lamentável. O Grêmio foi apático e sonolento. Os chilenos dominaram o meio de campo. Tiveram mais chances de gol. Mas faltou pontaria e o goleiro Vanderlei também estava em uma noite inspirada.
Então veio a segunda etapa e logo aos dois minutos tudo mudou. Robinho cruzou da direita, Diego Souza raspou de cabeça e a bola sobrou livre para Pepê. Ele chutou firme, rente a trave. Um golaço. A partir daí, só deu Grêmio a Universidad Católica acusou o golpe. Tanto que aos 18 minutos veio o segundo gol. Alisson fez uma jogada espetacular. Deu uma meia lua no marcador e cruzou na medida para Rodrigues, que só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes.
O Universidad Católica até tentou fazer alguma coisa, porém não deu em nada. Sabe como é. Com a pandemia as escolas e universidades estão fechadas, portanto nada de futebol presencial, o talento dos chilenos é para o futebol remoto. Aued e Zampedri fizeram algumas tabelas, mas nada que chegasse a ameaçar o goleiro Vanderlei.
A grande novidade da partida é que o Grêmio pode voltar a apresentar o mesmo futebol envolvente dos últimos anos. Ele só depende de um pouco de gentileza. Basta os adversários permitirem que o tricolor gaúcho marque o primeiro gol. Pronto. Assim fica muito mais fácil jogar.
É por isso que a campanha não está boa no Brasileirão. Aqui os times são egoístas e só querem sair na frente no placar. Que deselegante. O interessante é que a Libertadores só volta no dia 22 de outubro, data em que o Tricolor enfrenta - já classificado - o América de Cáli, na Arena. Será que vai ter time misto?