Grêmio é o time do novo normal

O Grêmio, ora vejam só, empatou mais uma. Ficou em 1 a 1 com o Palmeiras jogando na Arena. Só que o resultado foi bom. Por que o gol do tricolor gaúcho saiu nos acréscimos. De novo, a equipe treinada por Renato Portaluppi teve mais posse de bola. Só que essa é uma estatística mais inútil do que feriado no domingo. O fato mais importante da partida é que agora ficou provado que o Grêmio é o time do novo normal.

A partida foi truncada sem muitas chances de gol. O Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo veio retrancado. O projeto era resolver o jogo em um contra-ataque. E quase deu certo essa estratégia. O Grêmio, para variar, dominou a partida, mas sem provocar algum grande susto na equipe paulista. Para que se tenha uma ideia, a posse de bola do Grêmio na primeira etapa foi de 64% contra 36% do Palmeiras. Ou seja, o tricolor gaúcho criou como nunca e errou como sempre.

No segundo tempo, veio o castigo. Aos 26 minutos, em um rápido contra-ataque, Viña cruzou da esquerda e Raphael Veiga fuzilou - completamente livre - o goleiro Vanderlei. A bola entrou no canto esquerdo inferior. A partir daí, o Grêmio foi só confusão e correria. O time acusou o golpe. A salvação veio com o garoto Ferreira. Ele entrou no lugar de Lucas Silva e, verdade seja dita, mostrou empenho e dedicação. Sempre partia pra cima da marcação.

Tanta luta deu resultado. Ele ganhou um escanteio aos 47 minutos do segundo tempo. Na cobrança, Ferreira subiu de cabeça e tocou com precisão para deslocar o goleiro Weverton. Esse é o sétimo empate gremista no campeonato brasileiro, o que prova que ele é o primeiro time a abraçar o novo normal.

A verdade é que muitas pessoas acreditam que a pandemia causada pelo novo corona vírus veio para ensinar uma lição à humanidade. Para tornar todas as pessoas mais solidárias e menos egoístas. Qual time hoje está mais disposto a ajudar os adversários do que o Grêmio? É por isso que ele só empata. Por que é um resultado que deixa todas as torcidas felizes. E, vale refletir, se todos os times empatassem todos os seus jogos, todos seriam campeões. Quer coisa mais adequada ao "novo normal"?

Bem, agora resta ao Grêmio enfrentar o Inter. Sim, na quarta-feira, 23 de setembro, vai ter o segundo Gre-Nal da fase de grupos da Libertadores. O clássico está marcado para as 21h30min, no estádio Beira-Rio. Pelo Brasileirão, o próximo adversário é justamente o líder Atlético-MG, no sábado, às 21h, no Mineirão. Ou seja, essa pode ser uma semana cheia de dor de cabeça.

Jarbas Schier

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.