A boa e a má notícia para o Grêmio

O Grêmio estava mal no campeonato brasileiro, mas sempre existia a esperança que o time se acertasse na volta da Libertadores. Bem, não foi o que aconteceu. O tricolor gaúcho fez uma partida péssima, foi completamente dominado pela Universidad Católica e levou 2 a 0. Mas poderia ter sido mais, muito mais.

Em primeiro lugar, o meio do campo gremista não foi até o Chile. Provavelmente ficou retido na alfândega. Mas o óbvio ululante é que Darlan e Matheus Henrique não podem jogar juntos. Só que a Universidad Católica não tinha nada a ver com isso e aproveitou os muitos erros do Grêmio. A equipe chilena jogou livre, sem sofrer com a marcação. E como as coisas sempre podem piorar, Geromel se machucou e teve de sair.

No final no primeiro tempo, aos 44 minutos, a zaga falhou pela enésima vez e a bola sobrou livre para o centroavante Zampedri. Ele fuzilou sem piedade. O problema é que enquanto o Grêmio pensava em como evitar um vexame no segundo tempo, a zaga falhou outra vez. E a bola sobrou livre para Pinares que deu um chapéu em Vanderlei e empurrou de cabeça para o gol vazio. Era 2 a 0 e o tricolor estava no lucro.

Na segunda etapa, o Grêmio melhorou um pouco. Mas nada que fosse suficiente para levar perigo ao gol da Universidad Católica. E como as coisas sempre podem piorar, David Braz errou o domínio de bola em um lance bisonho. A bola ia sobrando para o atacante do Universidad Católica e o zagueiro foi obrigado a fazer a falta. Resultado? Levou cartão vermelho direto.

Essa foi sem dúvida a pior atuação do ano da equipe treinada por Renato Portaluppi. Foi um horror, um desastre. Mas pelo menos a gente pode dar a boa e a má notícia para o Grêmio. A má notícia é que esse time é um desastre. É desorganizado, fraco, sem capacidade de marcação e incapaz de articular jogadas. A boa notícia é que o Grêmio atualmente só consegue vencer uma equipe: o Inter. E a próxima partida da Libertadores é justamente o Gre-nal...

Jarbas Schier

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.