Grêmio perde a invencibilidade e a torcida perde a paciência
O Grêmio estava com o vírus da empatite. Mas, aparentemente, a situação piorou. Agora o tricolor gaúcho sofre de derrotite. Aliás, foram duas derrotas seguidas na Arena. Perder é do futebol, porém ser derrotado pelo Sport Recife é dose pra mamute. O placar de 2 a 1 foi de uma injustiça brutal. A ironia é que o resultado mais justo seria, ora vejam só, um empate.
A escalação gremista foi equivocada. O técnico Renato Portaluppi colocou Thiago Neves no lugar de Jean Pyerre. Mas não funcionou. Já Maicon foi vetado pelo departamento médico (e cada vez mais fica nítido que o Grêmio não tem um reserva à altura). Por isso, Lucas Silva e Matheus Henrique iniciaram na dupla de volantes.
Se a ideia era testar uma nova formação, o fracasso foi gigantesco. Isso por que logo aos 4 minutos, o Sport abriu o placar. Betinho lançou nas costas de Cortez e a bola chegou até Patric. Ele - sem deixar a bola cair - emendou de primeira. A bola foi no ângulo. Um golaço. Aliás, Patric vai passar mais uns 120 anos tentando fazer um gol igual e não vai conseguir.
A partir daí, o Grêmio tentou se organizar. Com o tempo passou a ter mais posse de bola. Mas isso não resultou em muitas chances de gol. Houve vários cruzamentos para a área e um que outro chute de fora da área. Porém, o tempo foi passando e o primeiro tempo terminou mesmo 1 a 0 para o Sport.
No segundo tempo, o técnico Renato Portaluppi tirou o lateral Bruno Cortez e colocou Pepê. E a verdade é que não dá para deixar esse jogador no banco. É um dos jogadores mais lúcidos do elenco gremista. Matheus Henrique acabou sendo improvisado na lateral e jogou melhor do que o Cortez. O que não é muito difícil.
O Grêmio dominou a partida. Fez o que tem feito de melhor nesse campeonato brasileiro: desperdiçar uma chance atrás da outra. É um time que agride (a paciência do torcedor) o tempo todo. Só que, em um contra-ataque do Sport, Jean Pyerre fez pênalti (aliás essa parece ser uma das especialidades do jogador). Aos 28 minutos do segundo tempo, Igor Maidana cobrou e converteu, provando para todo elenco gremista que é fácil fazer um gol de pênalti...
A reação gremista não demorou. Aos 34 minutos da etapa complementar, Pepê descontou. O atacante recebeu de Robinho e bateu colocado, na saída do goleiro. Então foi uma pressão tão forte quanto descoordenada. O Grêmio sufocou o Sport. Mas não adiantou. Com o tenebroso resultado, o Grêmio está na a 16ª posição, muito perto da zona de rebaixamento. O Tricolor volta a campo no domingo, para enfrentar o Atlético-GO. A partida, válida pela 8ª rodada da competição, será realizada no Estádio Olímpico de Goiânia, às 19h. É preciso vencer a qualquer custo. Até por que Grêmio perdeu a invencibilidade e a torcida perdeu a paciência...