O outro Everton acabou com o Caxias
O Grêmio venceu o Caxias por 2 a 0 na primeira partida das finais do Gauchão. Ou seja, o tricampeonato está próximo. A equipe comandada por Renato Portaluppi jogou melhor, teve mais volume de jogo e o ataque voltou a marcar. Deu tudo certo. Inclusive, até o outro Everton marcou um golaço e acabou com o Caxias.
A vitória começou a ser construída cedo, logo aos oito minutos do primeiro tempo. Isaque enfiou a bola em profundidade e Pepê aproveitou. O atacante surgiu livre e tocou na saída de Marcelo Pitol. A partir daí só deu Grêmio. Mas como sempre o tricolor cria muitas chances só para desperdiçar um gol atrás do outro.
Na volta para segundo tempo, uma queda de luz provocou o desligamento de duas torres de refletores no Estádio Centenário. Com isso houve um atraso de 20 minutos. O Caxias conseguiu esfriar um jogo que ele estava perdendo. Assim realmente fica difícil.
Aos 15 minutos, uma grande polêmica. Ivan cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque. A bola não desviou em ninguém e enganou Vanderlei. Gol do Caxias. Mas o VAR foi conferir. O árbitro de vídeo constatou impedimento, alegando que o atacante do Caxias atrapalhou o goleiro do Grêmio na bola levantada na área. Gol anulado.
Apesar disso, a equipe da Serra se animou. Então, o técnico gremista resolveu usar o banco de reservas. E Renato Portaluppi mexeu bem. Colocou em campo Everton. Não o Cebolinha, mas o Everton que veio do São Paulo em uma troca com o centroavante Luciano.
Bem, o outro fez um golaço. Depois da cobrança de escanteio, a zaga do Caxias afastou a bola para a intermediária. Ela sobrou, na entrada da área, para Everton. Já que estava livre de marcação resolveu emendar uma verdadeira patada com a perna canhota. A bola morreu no ângulo (e ainda chegou a bater na trave), sem chances para Marcelo Pitol. Depois disso, o Grêmio deixou o tempo passar e garantiu uma importante vitória.
Com o resultado, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença que fica com o título gaúcho. Em caso de vitória por dois gols de diferença por qualquer placar, o jogo vai para os pênaltis. Vale lembrar que não há saldo qualificado. O segundo jogo da final acontece no domingo, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. E se o outro Everton quiser continuar chutando de fora da área a torcida gremista agradece...