O Aimoré é o programa de índio do Grêmio
Em 2019, o Grêmio foi campeão invicto do campeonato gaúcho. Só tomou um gol, justamente do Aimoré. Então, valendo o primeiro lugar no grupo, o tricolor foi até o estádio Cristo-Rei, em São Leopoldo, e perdeu por 2 a 1 para o Índio Capilé. Pior ainda: a combinação de resultados favoreceu o Grêmio. Bastava um simples empate para assegurar a liderança. Resultado da atuação pífia e patética? Vai ter Gre-nal na semifinal.
O Grêmio não jogou bem. Mas a verdade é que o time treinado por Renato Portaluppi tem um meio de campo lento, mais demorado do que discurso de gago. E isso, claro, facilitou a vida do Aimoré. Na verdade, o técnico Hélio Vieira aproveitou para criar uma retranca clássica. O jogo se encaminhava para um glorioso empate até que veio a segunda etapa...
Logo aos quatro minutos, em cobrança de escanteio, Matheus Rodrigues subiu mais alto do que a marcação e cabeceou para o fundo das redes. Apesar do gol sofrido, o Grêmio não mudou sua maneira de jogar. Continuou lento e previsível. O Aimoré agradeceu e ficou no campo de defesa esperando o tempo passar.
Só que, aos 38 minutos, o Índio Capilé surpreendeu a todos. Passou do meio do campo e fez um contra-ataque em velocidade. Então, brihou a estrela do Isaías. O atacante recebeu pela esquerda, passou por Maicon e por Vanderlei e rolou para o gol vazio. A facilidade com que ele fez isso vai fazer a torcida gremista perder o sono por um bom tempo. De qualquer forma, o tricolor partiu para o tudo ou nada.
Aos 41 minutos, depois de um escanteio, a bola sobrou livre para Diego Souza. Ele foi oportunista e não desperdiçou a oportunidade. Bem, é nítido que Diego Souza está velho decadente e acabado. Só que, mesmo assim, é titular absoluto. Faz um gol por jogo. É centroavante raiz (até por que fica plantado na frente da área).
A verdade é que o Aimoré é o programa de índio do Grêmio. É um time que está aí para atrapalhar, mais um pouco e será elevado a categoria de touca. Agora é aceitar o fato de que vai ter Grenal na semifinal. Mas o Grêmio deve melhorar bastante com os reforços de Caio Henrique, Matheus Henrique e Pepê, que estavam no Pré-Olímpico (e ajudaram o Brasil a se classificar para o Japão).