A corneta vem forte em 2020, já a base...

O Grêmio perdeu a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. O Gre-Nal era inédito na decisão. No tempo normal, 1 a 1. Já no pênaltis, a gurizada tricolor resolveu carimbar a trave com uma precisão cirúrgica. O Inter ganhou a sua quinta Copinha e o Grêmio segue sem vencer esse torneio. Depois dessa partida, uma coisa ficou clara: corneta vem forte em 2020, já a base...

O começo de ano tricolor é um festival de equívocos. Perdeu a Recopa Gaúcha usando um time de guris. E perdeu nos pênaltis. Não dá para negar a consistência no trabalho com a base. Em termos de penalidade máxima, são atletas de alto nível (alto nível de fracasso e incompetência).

A Copa São Paulo de Futebol Júnior era uma grande chance para iniciar de vez 2020. Até mesmo por que a final era contra o Inter. Todo mundo sabe que Gre-nal arruma a casa. O jogo, no primeiro tempo, foi muito parelho. O empate parecia ser o resultado mais justo.

Só que na segunda etapa, tudo mudou. Aos 8 minutos, Fabrício fez uma bela jogada pela esquerda. Cruzou para dentro da área, só que a bola desviou em Thiago Barbosa e morreu no fundo da rede. Grêmio 1 a 0. Seria basicamente o gol do título. Mas aí entrou a arbitragem em um daqueles lances que só acontecem com o tricolor gaúcho.

Na comemoração do gol, o zagueiro Calegari subiu no alambrado. Foi comemorar com a torcida. Era hora da festa, do olho rútilo, da baba elástica e bovina, pendendo do canto da boca. Só que o juiz não acredita em nada disso. Deu cartão amarelo pelo desplante jogador gremista em vibrar em um clássico. O problema é que Calegari já tinha um amarelo. Resultado? Acabou expulso.

A partir daí, o Inter passou a mandar na partida. E uma coisa precisa ficar clara. O domínio colorado só surgiu após a expulsão do zagueiro gremista. Ou seja, se não houvesse essa expulsão bisonha, o resultado seria bem diferente. Nem é preciso dizer que a pressão colorada deu resultado. Aos 12 minutos, Matheus Monteiro cruzou forte. Caio cabeceou, mas a bola sobrou para Guilherme Pato que tocou para o fundo da rede. Depois disso, o Inter se limitou a esperar o fim do jogo. Por que todo mundo sabe que cobranças de pênaltis e Grêmio não combinam.

Como se 2020 não fosse ruim o suficiente, o time quase titular do Grêmio perdeu em casa para o Caxias por 2 a 0. A estreia do goleiro Vanderlei foi de meter medo (na torcida, não nos adversários). E como tragédia pouca é bobagem, a direção gremista acredita que Thiago Neves e Diego Souza são a solução. Ambos os jogadores têm 34 anos e parecem estar à beira da aposentadoria!

É... Em 2020 a corneta vem forte, já a direção gremista...

Jarbas Schier

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.