Grêmio não se vinga e faz o trabalho de Jesus
O Grêmio de 2019 é um time que não guarda rancor, que não tem ódio no coração. Perdeu para o Flamengo na Libertadores. Teve a oportunidade de dar o troco em casa. Perdeu de novo com direito a pênalti roubado, em um verdadeiro escândalo de arbitragem. Então, o que o tricolor gaúcho faz? Vence o Palmeiras no Allianz Parque e dá o título brasileiro para o Flamengo!
O tricolor gaúcho, claro, comemorou muito o resultado. Mas calma. Não é tanto amor assim no coração. A vitória de 2 a 1 garantiu a presença do time comandado por Renato Portaluppi na Libertadores 2020. Aliás, é o quinto ano seguido que o Grêmio vai participar da maior competição continental de futebol.
A vitória sobre o Palmeiras foi justa? No primeiro tempo, o jogo teve bastante marcação e foi só. O empate até seria justo. Mas na segunda etapa, tanto Grêmio quanto Palmeiras perceberam que esse resultado não era bom para ninguém. Então, os dois times foram buscar o resultado. Porém, o tricolor gaúcho teve mais ambição. Detalhe importante: o técnico Renato percebeu o óbvio e tirou o inoperante Luciano e colocou em seu lugar o arisco e ladino Pepê. Melhorou o time.
Então, aos 23 minutos, Everton invadiu a área e foi derrubado por Gustavo Gómez. Pênalti claro. O atacante cobrou com perfeição. Bateu rasteiro no canto inferior direito sem chances para o Weverton. Grêmio 1 a 0. Mas o Grêmio não seria o Grêmio sem uma dose extra de sofrimento.
Aos 38, Cortez atropelou Dudu. Pênalti. Na cobrança, Bruno Henrique não encontrou dificuldades. Cobrou no canto inferior esquerdo de Paulo Victor. O goleiro gremista escolheu o canto errado. Com o resultado de 1 a 1, o jogo ganhou em emoção. Ambas equipes se atiraram ao ataque.
A loucura durou até os 48 minutos. Michel fez um passe milimétrico para dentro da área. A bola sobrou livre para Pepê. O atacante viu a saída de Weverton e tocou por cima. Golaço. Pepê não é titular, mas é o vice-artilheiro do tricolor gaúcho no Brasileirão. O guri tá pedindo passagem.
Com o resultado, o Grêmio chegou a 59 pontos. Não pode mais ser alcançado pelo Goiás. Apesar da equipe esmeraldina ter vencido o Bahia e ter atingido 46. O detalhe é que só restam 12 pontos em disputa. Então, os goianos chegariam no máximo a 58.
Sem vingança, sem rancor e com um bom futebol, o Grêmio fez o trabalho de Jesus. No caso, Jorge Jesus, o técnico do Flamengo. Agora é aguardar a Libertadores 2020 e ver se o tricolor gaúcho vai manter todo esse amor carioca no coração...