As prioridades do Grêmio

O Grêmio tem prioridades. Ninguém nega isso. Mas o problema é essas prioridades são as mesmas da torcida? Por que, sinceramente, é muito irritante perder jogos fáceis. Ainda mais devido ao fato de que o tricolor gaúcho usou um time reserva. Aliás, essa equipe é um desastre. Quase levou o Grêmio ao rebaixamento no Campeonato Gaúcho e conseguiu perder para o Botafogo por 2 a 1.

Essa foi efetivamente uma derrota ridícula. O Grêmio é muito, mas muito melhor que o Botafogo. Só que não adianta nada tentar provar essa superioridade com um time reserva. Apesar de tudo, a partida foi equilibrada, com dois tempos bem distintos.

O Botafogo jogando em casa, no Engenhão, foi para cima. O primeiro tempo foi difícil para o time de Renato Portaluppi. O tricolor gaúcho parecia um pai de santo bêbado, pois errava todos os passes. O castigo só foi acontecer aos 35 minutos. Muito em função da atuação do goleiro Paulo Victor.

Porém, aos 35 minutos, Marcinho lançou Brenner na esquerda, o atacante driblou Madson e chutou rasteiro com pouco ângulo. Paulo Victor fechou mal o espaço e viu a bola bater na trave esquerda e entrar no cantinho para o 1 a 0. Era mau sinal para o Grêmio e para o seu goleiro.

O detalhe é que tem coisas que só acontecem com o Botafogo. No lance seguinte, houve em um escanteio a favor do Grêmio. Alisson cruzou com perfeição, Michel. foi mais esperto que a zaga botafoguense (e não precisa muito para isso) cabeceando para o fundo das redes: 1 a 1. Resultado melhor que a atuação.

Na volta do intervalo, o Botafogo lembrou que tinha uma campanha medíocre com apenas dois empates. O time caiu na real e desabou de rendimento. Depois de 2957 tentativas, o tricolor gaúcho acertou um passe. Então as coisas começaram a ficar equilibradas. O empate não era justo para o Grêmio, mas já que era a equipe reserva em campo, até parecia um resultado a ser comemorado.

Só que, aos 47 minutos, o lateral Gilson recebeu livre no meio-campo. Deu um chute colocado no canto direito. O goleiro Paulo Victor levou uma eternidade para chegar na bola. A bola ainda resvalou na sua mão, porém não impediu a virada do Botafogo.

Para registro: nunca mais o lateral Gilson fará um gol igual a esse. Todos os goleiros do mundo podem respirar tranquilos. Mas o universo avisou de forma clara e taxativa: time reserva, resultado reserva. Então, o Grêmio tem de escolher as suas prioridades. Para os outros campeonatos, existe um time reserva acostumado a perder pontos importantes.

Jarbas Schier

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.