O Grêmio ainda está de férias, o Lajeadense não
O direção tricolor gastou R$ 18 milhões para reforçar o time do Grêmio para 2012. Isto, é claro, forneceu 18 milhões de motivos para torcida acreditar que o ano começaria bem. Uma vitória logo na abertura do Gauchão selaria em definitivo a paz com a torcida. Pois é... Pena que esqueceram de avisar o Lajeadense, que venceu a equipe treinada por Caio Jr. por 2 a 0, em pleno Estádio Olímpico.
Antes de mais nada, é preciso analisar com calma a estreia gremista. Afinal, o time tem méritos ou a derrota foi um fiasco total e absoluto? A verdade é que nos primeiros 30 minutos da partida o Grêmio esteve muito bem. Mostrou um toque de bola surpreendente. Com infiltrações, lançamentos de longa distância e triangulações. Pelo pouco tempo de treinamento, é algo a ser destacado.
Infelizmente, o Grêmio desenvolveu na pré-temporada uma espécie de tratado anti-chute. É simplesmente incrível a quantidade de toques inúteis que o meio-campo gremista produz. Ele mantém a posse de bola, só não sabe o que fazer com ela. A equipe de Caio Jr. age como um deus onanista que toca para cima, toca para o lado, toca para a esquerda, toca para a direita, toca para a meio, enfim toca uma atrás da outra. Agora, chutar a gol nem pensar...
Então Lajeadense optou por ficar no campo de defesa observando o time do Grêmio desperdiçar o tempo. Até que resolveu atacar. Na única chance da equipe comandada por Benhur Pereira saiu o primeiro gol da partida. Aos 45min, depois da cobrança de escanteio, Ramos - ridiculamente livre - cabeceou a bola para as redes gremistas.
Na volta para a segunda etapa, Caio Jr. mexeu certo. Tirou o apático Miralles e colocou o participativo Leandro. Só que um gol bizarro e patético atrapalhou os planos do treinador. Aos 2min, Kleber atrasou a bola de forma displicente. Jandson se antecipou, roubou e partiu em um veloz contra-ataque. A zaga gremista não teve pernas para acompanhar a arrancada do atacante do Lajeadense. Sem maiores dificuldades, ele cruzou para Tatá desviar para dentro da meta de Victor.
Apesar da boçalidade do gol, o resultado era cruel. Até por que o Lajeadense teve apenas duas chances e converteu ambas. 100% de aproveitamento. O Grêmio sentiu o golpe. A equipe de Caio Jr. se descontrolou. Já o Lajeadense recuou e ficou quieto no seu campo. Só que o tricolor gaúcho ainda contou com a expulsão de Bruninho. Ele levou, aos 15 minutos da etapa final, o segundo cartão amarelo - por simular uma penalidade.
Com um jogador a mais, o Grêmio teria forças para virar o jogo? De jeito nenhum. O tricolor gaúcho perdeu o fôlego e o interesse. E passou - finalmente - a chutar em gol. Só que de muito longe. Tudo para consagrar a zaga adversária. Para piorar a situação, os reforços Kleber, Léo Gago e Marco Antônio simplesmente não mostraram o seu futebol.
Na próxima rodada, o Grêmio visita o Canoas no Complexo Esportivo Ulbra. O jogo será disputado na quarta-feira, dia 25, às 19h30. A equipe de Caio Jr. precisa vencer, precisa jogar bem e - mais importante - precisa aprender a chutar em gol...