Grêmio afunda o Cruzeiro

Você sabe quando as coisas vão mal pela quantidade de vezes em que o verbo afundar é usado para explicar a atuação do seu time. E foi isso mesmo: o Grêmio afundou o Cruzeiro. Deu um banho de bola. A equipe mineira está a oito jogos sem vencer! O último triunfo foi no distante 28 de agosto. Pior ainda: sequer conseguiu vencer uma mísera partida no returno do Brasileirão.

Isto significa que Cruzeiro de Vágner Mancini está cada vez mais perto da zona de rebaixamento para a Série B de 2012. A diferença para o Atlético-PR, 17º do campeonato, é de ínfimos dois pontos. Mas ele não vai sozinho. As outras equipes mineiras: o Atlético-MG e o América-MG estão lá para fazer companhia. Seria algo inédito. Três times de um mesmo Estado rebaixados para a segunda divisão.

O Grêmio nem precisou se esforçar muito. Aos 4 minutos da etapa inicial já abriu o marcador. Na cobrança de falta, Marquinhos levantou a bola na área. Brandão cabeceou no travessão e Rafael Marques apareceu livre no rebote e chutou para o gol. A partir daí, o tricolor gaúcho mandou na partida. No Cruzeiro, somente o meia Montillo conseguia produzir algo de útil para o time no primeiro tempo.

A etapa complementar começou movimentada. Logo a um minuto Montillo perdeu a chance do gol e empate. Só que a resposta gremista foi fulminante. Aos 4 minutos, Marquinhos quando lançou na medida para Escudero. O meia-atacante invadiu a área, dominou e tocou na saída de Fábio. Com 2 a 0 no placar, a equipe treinada por Celso Roth voltou a aprimorar os fundamentos da retranca.

E deu tudo certo. Durante o restante da segunda etapa, o Cruzeiro pouco ameaçou a defesa gremista. Com o resultado, o Grêmio chegou aos 36 pontos e ganhou a 12ª posição do torneio. Não está bom, mas também não está ruim. Ninguém fala mais em rebaixamento e a Sul-Americana é uma realidade consistente. Porém, vai ser preciso melhorar muito para conseguir uma vaga na Libertadores.

Jarbas Schier

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.